O Projeto Oficina da Liberdade, da defensoria Pública do estado do Piauí, foi levado nesta sexta-feira (01) para a Penitenciária Professor José de Ribamar Leite, oportunidade em que foram contemplados 12 assistidos.
O Projeto, coordenado e ministrado pela Diretora Criminal, Defensora Pública Irani Albuquerque Brito, tem por foco orientar os assistidos e assistidas pela Defensoria Pública, que se encontram nas Unidades Prisionais sobre as prerrogativas do Sistema Semiaberto, visando que possam progredir no cumprimento da pena e serem reinseridos mais rapidamente na sociedade.
A iniciativa foi bem recebida pelo Vice-Diretor da Penitenciária, Reginaldo Medeiros. “Esse projeto é muito importante, tanto para a Unidade como para os internos, porque conscientiza todos os que estão no semiaberto sobre a importância de saírem e retornarem, e assim não temos problemas nem para a Unidade, nem para a Defensoria e nem para a Justiça. Esse trabalho de conscientização é algo que já fazemos aqui, mas sendo intensificado pela Defensoria ajuda bastante. Por isso é muito positiva a presença da Defensoria. Aqui não temos nenhum problema quanto ao retorno por conta dessa conscientização, de saberem da importância de pagarem suas penas e retornarem, não valendo mais a pena causar algum problema para a sociedade ou não retornarem na data prevista, pois já estão no final de suas penas”, disse.