Notícias

Defensoria leva Oficina de Direitos ao Povoado Árvores Verdes e Bairro Real Copagre

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 02, junho de 2018 às 22:59

 

Dra. Patrícia Monte ministra a Oficina no Real Copagre

Dra. Patrícia Monte ministra a Oficina no Real Copagre

A Defensora Pública Dra. Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Chefe de Gabinete da Defensoria Pública e Titular da 12ª Defensoria Pública de Família, cumprindo os objetivos da Campanha Nacional da Defensoria Pública, voltada para a erradicação do sub-registro civil, vem ministrando Oficina de Direitos – Registro Civil para as integrantes de comunidades de Teresina. No dia 30 de maio participaram da Oficina as integrantes do Grupo de Mães Gaivotas que Voam Longe, no Povoado Árvores Verdes, Zona Rural da Capital. Já no dia 01 de junho a Oficina aconteceu junto ao Projeto Educando Para o Futuro, do Instituto das Irmãs Ursulinas de São Jerônimo de Somasca, no Real Copagre, Zona Norte. A Defensora vem ministrando a Oficina em uma parceria com a ONG Moradia e Cidadania.

“As pessoas das famílias que atendemos nos projetos sociais são muito carentes de informações. Quando falamos que estaríamos levando profissionais da Defensoria Pública para desenvolver roda de conversa com eles, o grau de satisfação e aceitação foi enorme. Convidamos também alguns profissionais do CRAS, Posto de saúde, escola e outros parceiros que de certa forma colaboram para que o projeto aconteça.É fundamental o significado que tem para os projetos essa aproximação com a Defensoria e principalmente ter acesso à informação de garantia e acesso a direitos. Obrigada pela parceria”, disse a Coordenadora da ONG Gaivotas que Voam Longe, Solange Maria de Castro Cordeiro.

Dra. Patrícia Monte diz que para o sucesso da Campanha Defensorial de Erradicação do Sub-Registro são essenciais parcerias como esta. “Abordamos a temática sobre Registro Público e, a coordenação das ONGs nos solicitou também que fossem abordados temas de Direito de Família. São muito importantes ações como essa, para que a Defensoria Pública apresente qual sua missão institucional e consiga contribuir para a erradicação do sub- registro civil, assim como para a promoção de educação em direitos”, afirma.

O grau de satisfação com a Oficina tem sido tão significativo que a ONG Moradia e Cidadania solicitou um cronograma para outros espaços e projeto sociais como o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente – CACA, no Satélite; Projeto Balé Santa Bárbara, na Vila Santa Bárbara; Associação de Amigos da Escolinha São Francisco e Espaço Crescer, na Vila Bandeirantes.

A ONG Moradia e Cidadania teve origem no Comitê da Ação da Cidadania criado em 1993 pelos empregados da Caixa Econômica Federal, e tem como missão proporcionar e articular iniciativas como: educação, geração de trabalho e renda e apoio às ações de combate à fome e à miséria para comunidades de baixa renda. Tem dentre de seus objetivos institucionais desenvolver e apoiar projetos e ações integradas próprios ou em parceria, intermediando recursos financeiros em forma de crédito ou de microcrédito, para viabilizar soluções de moradia, saneamento, educação, emprego e renda, objetivando o desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades.

Já o Projeto Educando Para o Futuro, desenvolvido pelo Instituto das Irmãs Ursulinas de São Jerônimo de Somasca tem sido um ponto de referencia para muitas famílias da região Norte da capital e visa por meio do carisma educativo dar uma resposta de atenção as necessidades da comunidade. As famílias atendidas são geralmente muito pobres, nas quais os pais trabalham o dia todo e os filhos ficam na rua em alto grau de vulnerabilidade. As crianças e os adolescentes são acolhidos no Centro onde passam a conviver em um ambiente sereno, favorecido por reforço escolar e aulas de informática, balé clássico, capoeira, bordado, além de outras atividades voltadas para habilidades manuais, fundamentados nos valores humanos e cristãos.

Dra. Patrícia Monte e integrantes do Grupo de Mães

Dra. Patrícia Monte e integrantes do Grupo de Mães Gaivotas que Voam Longe