Notícias

Defensoria participa da abertura da 17ª Semana dos Povos Indígenas

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 15, abril de 2019 às 13:42

Dr. Igo Castelo Branco Solenidade abertura da 17 semana dos povos indigenas

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, através do titular do Núcleo de Direitos Humanos, Defensor Público Dr. Igo Castelo Branco de Sampaio, participou na manhã desta segunda-feira, dia 15 de abril, da solenidade de abertura da 17ª Semana dos Povos Indígenas. O evento aconteceu no Museu do Piauí – Casa Odilon Nunes e teve a presença do Governador Wellington Dias, da vice-governadora Regina Sousa, Deputados Estaduais, lideranças e representantes de comunidades indígenas do Piauí.

Na programação, houve a realização do “Ritual Toré”, com comunidades indígenas do Piauí, abertura da exposição “Indígenas do Piauí: Faces de uma Identidade, ontem e sempre”, do artista plástico Orlando Bonfim; e a palestra ministrada por Leonardo Santana Passos, chefe da unidade do IBGE no Piauí, com o tema “População Indígena do Piauí”.

Dr Igo semana dos povos indigenas - Jorge Bastos

Foto: Jorge Bastos / ASCOM

O evento tem como objetivo discutir a realidade atual dos povos indígenas no Piauí e promover melhorias efetivas nas políticas públicas prestadas a essa população vulnerabilizada. Durante a abertura da 17ª Semana dos Povos Indígenas, o Governador Wellington Dias pautou a Defensoria Pública do Estado do Piauí e a Defensoria da União para ações concretas na questão da regularização fundiária da Comunidade Itaquatiara, no município de Piripiri.

O titular do Núcleo de Direitos Humanos, Dr. Igo Castelo Branco, avaliou com importante a participação da Defensoria dentro da promoção dos direitos das populações indígenas no Piauí. “Entendemos como uma das comunidade prioritárias, tanto pela vulnerabilidade como pela questão econômica, por ser um povo tradicional que ainda não tem todas as conquistas dos seus direitos”, pontuou o Defensor Público.

De acordo com o Dr. Igo Castelo Branco, será formado um Comitê entre as demais secretarias, para trabalhar a questão indígena no Piauí. “A Defensoria, através do Núcleo de Direitos Humanos, tem interesse em integrar esse comitê para estar cooperado e, inclusive, de acordo com a necessidade, exigindo que o Estado cumpra as suas obrigações constitucionais com as comunidades indígenas”, enfatizou.

A 17ª Semana dos Povos acontece até o dia 17 de abril, com programação nos turnos da manhã e tarde.