Notícias

Defensoria participa da assinatura do acordo de cooperação técnica para formação da Rede de Promoção dos Direito Humanos

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 10, dezembro de 2018 às 19:24
????????????????????????????????????

Dra. Hildeth Evangelista na solenidade Karnak

A Defensora Publica Geral do Estado do Piauí, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, participou na manhã desta segunda-feira, 10, da Solenidade de Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre diversos órgãos e entidades do Estado do Piauí para a formação de uma Rede de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Rede DH –Piauí), da qual a Defensoria Pública do Piauí faz parte. A cerimônia aconteceu no Palácio de Karnak com a presença do governador do Estado, Wellington Dias, no Dia Internacional da Declaração dos Direitos Humanos, que completa 70 anos.

Dr. Sílvio Queiroz e Dra. Hildeth Evangelista

Dr. Sílvio Queiroz e Dra. Hildeth Evangelista

A assinatura do acordo de Cooperação Técnica contou com a presença de representantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), Secretaria Estadual da Educação (Seduc-PI), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, Secretaria da Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus-PI), Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc-PI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Instituto Federal de Educação (IFPI), Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), Defensoria Pública da União (DPU), Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres (CEPM-PI), Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), Conselho Regional de Psicologia (CRP-PI) e Conselho Regional de Serviço Social (Cress-PI).

“É uma das nossas missões, a promoção dos Direitos Humanos e nós somos porta de acesso.  Muitas vezes as pessoas que estão sem saúde, sem educação, privadas da liberdade de forma indevida, têm esse acesso imediato com a Defensoria. Então, nós nos consideramos como este instrumento de transformação social e somos parceiros e atuantes na promoção destes direitos. Enfatizou Dra. Hildeth Evangelista.

Além da assinatura do termo, foram empossados os novos membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, respectivo ao biênio 2019-2020. O termo de posse foi assinado pela representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Marinalva Santana, do grupo Matizes.

“Foi muito importante a formalização, a composição inicial do Conselho em uma data tão especial, dia 10 de dezembro, 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e a Defensoria Pública tem em uma de suas missões a Defesa dos Direitos Humanos e nós nos sentimos muito honrados de fazer parte deste conselho, onde importantes decisões serão deliberadas para proteger e promover os Direitos Humanos no Estado do Piauí”, enfatizou o Defensor Público, Dr. Sílvio César Queiroz Costa, Titular da 1ª Defensoria Pública Criminal, integrante do Conselho.