Notícias

Defensoria participa da inauguração da nova sede da Coordenadoria de Política para as Mulheres em Teresina

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 14, dezembro de 2021 às 12:47

Inauguração cEPM

A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM), realizou na última segunda-feira(13),  a inauguração de sua nova sede, que ficará localizada na Avenida Petrônio Portela, n°1900, bairro Aeroporto. A ação contou como representantes da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) a Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e o Ouvidor-Geral Externo da DPE/PI, Djan Moreira.

Durante a solenidade de inauguração, a CEPM realizou também a entrega do selo do Programa Pró Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e formalização do Organismo de Políticas para as mulheres e entrega de Kits (computador de mesa, impressora e imobiliário) aos municípios de Guadalupe, Alto Longá, José de Freitas, Luís Correia, Marcos Parente e Palmeiras.

Em atuação desde o ano de 2013, a Coordenadoria da Mulher  tem como um de seus objetivos articular com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, ações em prol da diminuição das desigualdades entre homens e mulheres dentre outras atribuições. Com sua nova sede, a  CEPM irá ampliar a humanização dos serviços em prol das mulheres e também irá abrigar a sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher- DEAM- Norte, a Patrulha Maria da Penha e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Durante o discurso feito na solenidade, a vice-governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, destacou a importância da Defensoria Pública, uma das parceiras da Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres, na capital e interior do estado.

“Agradeço a presença da Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar, que tem um trabalho muito importante com a questão das mulheres, aliás, a Defensoria Pública como um todo é um instrumento muito importante, inclusive, poucos sabem do projeto Defensoras Populares, que atua formando pessoas na sociedade civil, ou seja, estão recebendo conteúdo de Defensoras Públicas, para serem defensoras da sociedade, estabelecendo esse elo com a Defensoria Pública. Esse é um projeto muito importante, e é importante todos conhecerem”, frisou.

A coordenadora de Política para as Mulheres do Estado do Piauí, Zenaide Lustosa, comemorou a inauguração da nova estrutura, que vem para fortalecer as políticas de mulheres, bem como fomentar a criação e a implementação dos Organismos para as Mulheres (OPMs) nos 224 municípios piauienses.

“Estamos aqui na nova sede da Coordenadoria de Política para as Mulheres. Vai funcionar aqui o Centro de Referência Francisca Trindade, com atendimento psicossocial e jurídico, o Conselho Estadual de Direitos de Defesa da Mulher, a Patrulha Maria da Penha, a Delegacia Especializada  de Atendimento à Mulher (DEAM – Norte).  É o fortalecimento da rede que vai acolher as mulheres, e vai fazer um serviço mais humanizado.