Notícias

Defensoria participa da inauguração da sala do Serviço Integrado Multidisciplinar e do Depoimento Especial em Picos

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 17, maio de 2022 às 13:31

Defensoria comemora a instalação de e Depoimento Especial em Campo Maior

A Defensora Pública Gilmara Guimarães Bezerra, Gerente da Defensoria Pública Regional de Picos, representou a Instituição na inauguração da Sala do Serviço Integrado Multidisciplinar (SIM) e do Depoimento Especial,  na referida Comarca. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (17), e foi presidida pelo Diretor do Fórum da Comarca, Geneci Benevides Ribeiro, Juiz Titular da 3ª Vara de Picos.

As Salas de Depoimento Especial que vem sendo implantadas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, contam com ambiente lúdico e as oitivas são acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais. As partes do processo assistem à entrevista em outra sala por meio de equipamentos eletrônicos. A transmissão da entrevista é realizada por ferramenta de videoconferências. A  ação faz parte de projeto da Corregedoria-Geral de Justiça, em atendimento à Recomendação nº 299, de 05 de novembro de 2019, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conforme o Provimento nº 33/2019 da CGJ-PI.

A Defensora Pública Gilmara Bezerra destaca os ganhos com a implantação das salas.  “O depoimento especial foi criado para evitar a revitimização das crianças, adolescentes, mulheres e idosos vítimas de violência, daí a importância desse acompanhamento para dar maior legitimidade aos depoimentos dessas vítimas no processo judicial, além de garantir uma maior celeridade no processo evitando prolongar o evento traumático. A brinquedoteca irá propiciar um momento lúdico para as crianças vítimas e as que acompanham as vítimas que estão sendo atendidas”, diz a defensora, que ao final agradeceu a implantação das salas na Comarca de Picos, afirmando esperar que  sejam implementadas em todas as Comarcas.