Notícias

Defensoria participa de articulação para a Rede Estadual de Direitos Humanos

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 18, maio de 2018 às 08:04
Dr. Igo Sampaio participou da reunião no Ministério Público

Dr. Igo Sampaio participou da reunião no Ministério Público

O Defensor Público Dr. Igo Castelo Branco de Sampaio, Titular do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Piauí, participou, nesta quinta-feira (17), na sede Leste do Ministério Público, de reunião para discutir a criação da Rede Estadual de Direitos Humanos.

A referida Rede será um fórum destinado a promover educação em Direitos Humanos, assim como desenvolver a articulação do Estado, Município e sociedade na defesa desses direitos,  promovendo a garantia da cidadania.

Participaram do momento além da Defensoria Pública e Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí e a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Analisando a reunião, Dr. Igo Sampaio diz que “é importante para a Defensoria a questão da Rede,  porque é um espaço em que a há possibilidade de convergência de objetivos.  Um fórum que surgiu da necessidade de uma discussão intersetorial de Direitos Humanos, cujas políticas públicas estão em todo lugar, mas existe uma dificuldade para que sejam priorizadas. Ao mesmo tempo, usamos esses espaços  para troca de conhecimento, buscando  fomentar  debates,  capacitações e, principalmente, mediar demandas para o poder público. A ideia dessa Rede, captaneada pela Defensoria Pública, é  que se torne uma espécie de Câmara Técnica para levar essas demandas diretamente ao Poder Público,  chegando ao Governador.  A  Defensoria,  como orgão constitucional, responsável pela promoção dos Direitos Humanos, deve participar dessa discussão,  seja qualificando o debate ou propondo a readequação e, a partir desse clima criado, repassar aos Defensores Públicos, todos defensores de Direitos Humanos, para quem voltem sua prática para esse setor, seja qual for a área em que atuem.A Defensoria, como demandadora de políticas públicas de Direitos Humanos,  participa de forma qualificada dessa discussão”, afirmou.

Reunião aconteceu nesta quinta-feira (17)

Reunião aconteceu nesta quinta-feira (17)