Defensora pública Maria teresa em videoconferência
A Defensora Pública Maria Teresa Correia, titular da 5ª Defensoria Pública de Picos, participou na última terça-feira (31), por meio de videoconferência, de audiência de apresentação de dois menores em processo de apuração de ato infracional que tramita na 5ª Vara da Comarca de Picos. A audiência foi presidida pela Juíza Nilcimar Rodrigues e contou com a participação da representante do Ministério Público, promotora Itanieli Rotondo.
Na oportunidade a Defensora Pública recebeu, com todas as medidas de proteção asseguradas, o pai de um dos menores, que prestou esclarecimentos sobre a ausência do filho na audiência.
Sobre a audiência realizada nessa modalidade, a Defensora Pública diz que a Defensoria não tem medido esforços para o acompanhamento dos seus assistidos durante a pandemia provocada pelo Novo Coronavírus. “Apesar do atual momento de pandemia no País, a Defensoria reforça que continua envidando esforços no acompanhamento processual de seus assistidos, notadamente naqueles privados de liberdade, realizando audiências por videoconferência, de modo a preservar o isolamento social, mas sem prejudicar os direitos daqueles que sofrem processo judicial ou procedimentos de apuração de ato infracional, com o atraso de atos judiciais”, destaca Maria Teresa Correia.
A Diretora das Defensorias Públicas Regionais, Defensora Pública Karla Araújo de Andrade Leite, reforça o trabalho realizado nesse período em todo o interior do Estado. “A nova realidade imposta por um vírus desconhecido até mesmo da ciência, exigiu que a Defensoria se reinventasse e reorganizasse rapidamente para conseguir acompanhar as demandas de nossos assistidos. A audiência por videoconferência é uma dessas adaptações. É bem verdade que a tendência é que, com passar dos dias, a gente encontre formas mais seguras de acompanhar os processos, mas todo o possível está sendo feito para não soltarmos a mão de ninguém. Aproveito a oportunidade para destacar que todos os Defensores Regionais tem feito um excelente trabalho durante a quarentena, sempre buscando a efetividade na defesa dos direitos individuais e coletivos. Apesar da tempestade, é nítido que a solidariedade tem impulsionado nossas ações dentro e além de nossas atribuições”.