Notícias

Defensoria participa de Sessão Solene pelo Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 12, junho de 2019 às 08:59
Sessão solene na Assembleia Legislativa

Sessão solene na Assembleia Legislativa

A Defensora Pública Dra. Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti, do Núcleo de Defesa e  Proteção ao Idoso e Defesa da Pessoa com Deficiência participou, na terça-feira (11), na Assembleia Legislativa, de Sessão Solene pelo Dia Estadual da Pessoa com Deficiência.

A Sessão, proposta pelo Deputado Franzé Silva, do Partido dos Trabalhadores,  teve por objetivo proporcionar a discussão e conscientizar a população piauiense  sobre as dificuldades enfrentadas  pelas pessoas com deficiência. Além da Dra. Sarah Miranda, participaram representantes de entidades e organizações voltadas para a pessoa com deficiência. O Secretário da Seid, Mauro Eduardo, representou o Governador Wellington Dias.

Dra. Sara Miranda na Mesa da Sessão pelo Dia estadual da Pessoa com Deficiência

Dra. Sara Miranda na Sessão pelo Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

“Essa Sessão Solene tem a importância de chamar o Poder Público, nas esferas Municipal, Estadual e Federal, para o debate a respeito de políticas públicas para atender a esse contingente populacional. São pessoas que merecem e precisam ter uma vida normal, como todo e qualquer cidadão. Hoje,  um terço da população piauiense  possui algum tipo de deficiência, isso representa 800 mil pessoas. Esse momento serve então para uma reflexão. Para chamar atenção de toda a sociedade civil organizada. Precisamos de ações concretas que melhorem a vida dessas pessoas, com mais inclusão e educação”, disse o Deputado Franzé Silva.

“Essa Sessão relembra que o Estado do Piauí elencou o dia 9 de junho como o dia alusivo para se comemorar o Dia da Pessoa com Deficiência. É dia de fazermos uma reflexão sobre o tratamento que todos nós, sociedade, agentes públicos, Instituições, conferimos às pessoas com deficiência. É um dia de voltarmos nosso olhar para as políticas públicas, ver o que é preciso realizar para incluir as pessoas com deficiência como pessoas integrante desse meio social, vivendo com dignidade e exercendo sua cidadania. A Defensoria Pública, por meio do seu Núcleo Especializado de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, não poderia ficar distante dessa data, que relembra a necessidade de inclusão e proteção dos direitos das pessoas com deficiência. Então, é um dia de estarmos juntos nessa Casa Legislativa que é a Casa do Povo,  com os agentes políticos, para dialogar sobre essa temática, sobre a criação de políticas publicas e leis que sejam voltadas à garantia dos direitos das pessoas com deficiência.  É um dia de reflexão”, afirma Dra. Sarah Miranda.