Notícias

Defensoria participa de última inspeção de 2021 realizada no Centro Educacional Masculino

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 17, dezembro de 2021 às 11:04

inspeçãocem

O Defensor Público Afonso Lima da Cruz Júnior, titular da 4ª Defensoria Pública da Infância e Juventude, participou, na última quinta-feira (16), da última inspeção de 2021 junto ao Centro Educacional Masculino (CEM). Também esteve presente a Juíza titular da 2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina, Elfrida Costa Belleza Silva, acompanhada de sua assessoria técnica.

O objetivo da inspeção foi verificar a evolução do atendimento em relação às condições de internação e infraestrutura disponível,detectando possíveis  adversidades e buscando assegurar os direitos dos menores que se encontram naquele espaço.

O Defensor Público Afonso Júnior, que também atua em substituição na 3ª Defensoria Pública da Infância e Juventude, destaca a ação desenvolvida e a expectativa para o próximo ano “Com a inspeção pudemos acompanhar toda  a evolução que tivemos no Sistema Socioeducativo nesse período, ainda que pandêmico. Evoluções estruturais, no âmbito da saúde, da alimentação, humano, tanto em relação aos socioeducadores como aos próprios adolescentes. Alguns problemas ainda persistem, mas acreditamos que com o passar do tempo irão melhorar. Trata-se de um trabalho árduo, feito tanto pela Defensoria, como pelo Poder Judiciário e Ministério Público. Essas inspeções são feitas em todas as Unidades Socioeducativas, com uma maior atuação no CEM, que é onde ficam os adolescentes que praticaram atos infracionais. No mais tudo correu dentro da normalidade, sem irregularidades que resultassem em reclamações mais significativas. Em 2022 daremos continuidade aos nossos atendimentos, sempre visando a garantia dos direitos básicos e essenciais para que o trabalho de ressocialização junto a esses adolescentes possa  transcorrer dentro do esperado resultando em ganhos para todos”, afirma.