Notícias

Defensoria participa do I Encontro Estadual de Gestoras Municipais de Organismos de Políticas para as Mulheres do Piauí

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 30, junho de 2017 às 12:03
Dra. Hildeth Evangelista na Mesa de Honra da abertura do evento

Dra. Hildeth Evangelista na Mesa de Honra da abertura do evento

A Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes participou na última quinta-feira (29),  da abertura do I Encontro Estadual de Gestoras Municipais de Organismos de Políticas para as Mulheres do Piauí (OPM), realizado no Diferencial Buffet. O evento, que dura até esta sexta-feira (30) é promovido pela Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM-PI) e reúne representantes de vários municípios piauienses. A Coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher em Situação de Violência da DPE-PI, Dra. Lia Medeiros do Carmo Ivo também participa do Encontro, onde proferiu palestra.

No evento estão sendo debatidos os avanços e desafios na implementação de políticas para as mulheres nos cenários estadual e nacional. “As gestoras desses OPMs estão  relatando as experiências dos órgãos no tocante à implementação e articulação dessas políticas, para que sirvam de modelo para os OPMs já existentes e também para sensibilizar os municípios que demonstram interesse em criar algum órgão para tratar sobre políticas para as mulheres. Após esse primeiro encontro, o objetivo será criar o I Fórum Estadual de Gestoras de Políticas para as Mulheres para fortalecermos os trabalhos”, disse  a coordenadora estadual de Políticas para Mulheres, Haldaci Regina.

“O papel dos Organismos de Políticas para as Mulheres é de fundamental importância na promoção da igualdade, a partir do momento em que possibilita empoderar as mulheres como sujeitos políticos, considerando demandas a elas relacionadas em várias áreas, entre as quais Saúde, Educação e Segurança, contribuindo nessa última instância para reforçar o enfrentamento à violência,  o que é fundamental”, afirma a Defensora Pública Geral, Dra. Hildeth Evangelista.

A Coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher em Situação de Violência, Dra. Lia Medeiros, que proferiu palestra no Encontro na manhã desta sexta-feira (30), destaca os pontos abordados. “Minha intervenção foi no sentido de apresentar um pouco do papel institucional da Defensoria, e também da necessidade do conhecimento dos serviços disponíveis, para que a mulher possa ser corretamente encaminhada. Conhecer e nos reconhecer como rede de atendimento. Pontuei que o trabalho da Defensoria não se resume ao âmbito judicial, sendo assistência jurídica integral. Ressaltei a importância de fortalecimento da Instituição, como direito de toda população vulnerável. Por fim, lembrei que a luta pelo fim da violência é responsabilidade de todos”, destaca a Defensora.

Participam do evento órgãos e instituições componentes da Rede de Enfrentamento/Atendimento à Violência contra as Mulheres,  representantes do Ministério Público, Secretaria de Estado da Saúde, da Educação, da Segurança, do Centro de Referência para Mulheres Francisca Trindade e da Casa Abrigo, assim como representantes do Conselho de Defesa dos Direitos das Mulheres.