O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, e a Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Piauí (Esdepi),Andrea Melo de Carvalho, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (14), com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí (OAB-PI), Celso Barros Coelho Neto; o Diretor-Geral da Escola Superior da Advocacia do Piauí, Thiago Anastácio Carcará, para a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Defensoria Pública do Piauí e Escola Superior da Advocacia (ESA-PI), que tem por objetivo promover a cooperação mútua entre ambas as Escolas Superiores das respectivas instituições, oportunizando uma maior acessibilidade ao cursos e pós-graduações, publicações e outras formas de capacitação ofertados pelas respectivas Escolas, com a concessão de bolsas e descontos aos integrantes da DPE/PI e aos Advogados regularmente inscritos na Seccional Piauí.
Como estabelecido no acordo, terão o desconto de 25 % (vinte e cinco por cento) no valor da mensalidade, os membros e servidores da DPE/PI, referente aos cursos de Pós-graduação lato sensu, especializações, MBA’s, e cursos de capacitação ofertados pela Escola Superior da Advocacia do Piauí. Para os cursos ofertados pela ESA/PI em que não houver cobrança de anuidade e mensalidade, serão disponibilizadas 03 (três) vagas para as pós-graduações, MBA’s e demais cursos oferecidos. O documento também destaca que, para a consecução do objetivo estabelecido no termo, a Defensoria Pública compromete-se a possibilitar a liberação dos membros e servidores para a participação nos eventos promovidos pelo outro cooperado, inclusive no horário de expediente, se for o caso.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí (OAB-PI), Celso Barros Coelho Neto, falou sobre o acordo. “É muito importante essa parceria com a Defensoria Pública, porque propiciará o acesso a uma infinidade de cursos com valores diferenciados, e as instituições, Defensoria e OAB, permanecerão de modo muito firmes nessa parceria institucional, entre OAB, via Escola da Advocacia, e Defensoria Pública , via Escola Superior”, disse.
O Diretor-Geral da Escola Superior da Advocacia do Piauí, Thiago Anastácio Carcará, avaliou a consolidação do acordo estabelecido. “É uma grande conquista para a sociedade piauiense, pois o nosso objetivo é a qualificação de colaboradores, advogados, defensores, numa troca de cursos e professores. Quando nós temos profissionais auxiliando o poder judiciário, nessa prestação jurisdicional, e se qualificando cada vez mais, só quem ganha é a sociedade piauiense. E esse é o nosso intento, que a nossa cultura jurídica piauiense, cada vez se fortaleça mais, e que a OAB/PI e Defensoria Pública possam se aproximar mais ainda como entidades coirmãs.”
A Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Piau, Andrea Melo De Carvalho, avalia positivamente o Termo firmado, que irá proporcionar o aperfeiçoamento jurídico dos membros da Defensoria: “Esse vai ser um aprimoramento muito grande, tanto para o público de Defensores, quanto para o público de servidores e estagiários. A Escola Superior está muito feliz com esse convênio, e esperamos que os nossos colaboradores possam estar se inscrevendo naqueles cursos que são de interesse para a nossa categoria, e a gente só tem a agradecer a essa parceria firmada com a OAB”, disse.
Sobre a assinatura do termo, o Defensor Público Geral do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, fala sobre a importância da parceria estabelecida. “As capacitações ofertadas por meio de parcerias e acordos sempre representam um ganho para a Defensoria, então é com muita satisfação que formalizamos esse Termo de Cooperação com a Escola Superior da Advocacia, visando proporcionar a possibilidade de aprimoramento profissional para todos que integram os quadros da Defensoria Pública”, afirmou.
O momento contou também com a presença da Coordenadora de pós-graduação da Escola Superior da Advocacia (ESA) Vitória Loiola e da conselheira federal e presidente da Comissão Nacional de Direito das Sucessões do Conselho Federal (CFOAB), Isabella Paranaguá.