Notícias

Defensoria Pública e Equatorial Piauí tratam sobre mutirão conciliatório na capital e interior

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 05, abril de 2022 às 13:27

Equatoria CAPA

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, e a Subdefensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, receberam nesta terça-feira (5), o presidente da Equatorial Piauí, Lener Silva Jayme, com o propósito de definir estratégias em parceria com a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em todo o estado do Piauí, visando intermediar a solução de demandas relacionadas a negociação de débitos com propostas de acordo mais flexíveis para os assistidos da Defensoria Pública.

A reunião também tratou sobre estratégias para aumentar o número de famílias que podem ser cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal, que oferece descontos de até 65% na conta de luz. Atualmente, ainda existem aproximadamente 90 mil famílias piauienses em potencial para receber o benefício.

O presidente da concessionária no Piauí, Lener Silva Jayme, ressaltou a importância de ter a Defensoria Pública do Estado do Piauí como uma parceira nas ações que busquem a efetivação dos direitos da população. “A Defensoria Pública tem um papel fundamental junto à sociedade. Uma ente que tem muito respeito perante a sociedade e que acolhe aqueles que são os mais necessitados. Então nós somos parceiros das defensorias e sempre procuramos estar ao lado, juntos das defensorias para o bem-estar da população como um todo”.

Equatorial 2Sobre a reunião, Lener Silva destacou que um dos principais objetivos é a busca pela resolução de conflitos, evitando a judicialização desses. “Nosso objetivo é criar grupos de trabalho, que vão tratar com esmero, uma ansiedade da nossa população mais carente, procurando negociar dívidas pendentes junto a companhia da melhor forma possível, para esses clientes que estão hoje inadimplentes, evitando processo de judicialização do processo e tratando inclusive processos que já estão judicializados”, disse.

O Defensor Geral do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, avaliou o encontro como positivo, e destacou a iniciativa destinada a solucionar os problemas dos assistidos relacionados a contas de energia elétrica.

“Recebemos mais uma vez equipe da Equatorial Energia, e agora vamos nos reunir para analisar a possibilidade de realização do mutirão conciliatório para a negociação de débitos, envolvendo a Defensoria Itinerante e o Núcleo de Defesa do Consumidor. Através da parceria, também buscaremos conscientizar a população para que realizem o cadastro da Tarifa Social, benefício que dá desconto na conta de energia para famílias que mais precisam”, concluiu.