Notícias

Defensoria Pública e Sasc discutem projeto “Caravana dos Direitos Humanos na Comunidade”

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 22, fevereiro de 2022 às 09:07

SASC

 

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, e a Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, receberam nesta segunda-feira (21), a diretora de Direitos Humanos da Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc), Conceição Silva; a secretária executiva do Centro de Referência LGBTQIA+, Maria Laura dos Reis, e Joseane Gomes Santos Borges – Gerente de Enfrentamento à LGBTFOBIA, com o objetivo de discutir o projeto “Caravana dos Direitos Humanos na Comunidade”.

A iniciativa, de autoria da Sasc, visa promover ações em direitos voltados para a comunidade LGBTQIA+, com o fortalecimento das políticas públicas existentes para promoção e defesa da cidadania e ações de enfrentamento a discriminação em razão de orientação sexual e identidade de gênero. O projeto contará também com a parceria da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí e a Secretaria de Saúde (Sesapi).

“Nosso objetivo nessa visita à Defensoria foi conversar sobre a proposta da realização de uma ação conjunta entre a Sasc, através da superintendência de Direitos Humanos, Defensoria Pública, além de órgãos do Governo, ofertando vários serviços que essas instituições desenvolvem voltados para os direitos humanos”, a declaração foi dada pela diretora de Direitos Humanos da Sasc, Conceição Silva.

A diretora relata ainda que, já existe um cronograma estabelecido e sete municípios serão contemplados com a iniciativa no primeiro semestre do ano. “Iremos realizar caravanas, levando a esses sete municípios os serviços ofertados por todos esses órgãos e instituições. A intenção é que a Defensoria Pública vá com a gente, e lá iremos desenvolver as atividades, como questões relacionadas ao registro de nascimento, e tantas outras ações que a Defensoria desempenha […] todas as ações que envolvam a garantia dos direitos humanos, nós pretendemos levar a esses municípios”, afirmou.SASC 2

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques,falou sobre a reunião. “Recebemos a proposta da Sasc para integrar essa importante ação e vamos verificar dentro da nossa estrutura no interior do Estado a possibilidade de integrar a caravana em algumas localidades. Importante destacar que a Defensoria está sempre pronta para, dentro das suas possibilidades, integrar ações que promovam a real efetivação de políticas públicas a todas as parcelas da população” afirmou.

Segundo o cronograma estabelecido pela Sasc, 7 (sete) municípios serão contemplados com o projeto somente no primeiro semestre de 2022.

  • 25 de março – São Miguel do Tapuio
  • 08 de abril – Teresina (Vila Santa Bárbara)
  • 22 de abril – Valença do Piauí
  • 06 de maio – Barras
  • 20 de maio – Altos
  • 03 de junho – Baixa Grande do Ribeiro
  • 17 de junho – Elesbão Veloso