Notícias

Defensoria Pública inaugura reforma e ampliação da Sede garantindo ainda mais eficácia no atendimento prestado à população

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 05, novembro de 2021 às 14:25

 

WhatsApp Image 2021-11-05 at 15.46.17

Na presença de servidores e servidoras, colaboradores e colaboradoras, Defensoras e Defensores Públicos, assim como de autoridades federais e estaduais, foram inauguradas nesta sexta-feira (05), a reforma e ampliação da Sede da Defensoria Pública do Estado do Piauí. A solenidade foi presidida pelo Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis e contou com a presença do Governador Wellington Dias.

As novas instalações da Sede da Defensoria Pública são compatíveis com os serviços prestados pela Instituição aos seus assistidos, oferecendo conforto e segurança em um ambiente totalmente climatizado e com amplo espaço para o Primeiro Atendimento, considerado a porta de entrada da Defensoria. A reforma iniciou em 27 de abril de 2018, sendo que o projeto arquitetônico contempla uma área de 2.701,48 m², abrangendo a estrutura existente anteriormente somada com a ampliação. A obra está orçada em R$ 5.430.345,56, recursos oriundos da própria Defensoria.

Durante a solenidade o Diretor Administrativo da Defensoria, Defensor Público Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, discorreu sobre o processo de reforma e ampliação da Sede, destacando a funcionalidade e modernidade do prédio, que conta com um moderno auditório com capacidade para 150 pessoas, brinquedoteca e salas devidamente adequadas para Diretorias e Coordenações. “A Sede da Defensoria é a atriz principal deste momento, devidamente preparada para demonstrar seu talento e beleza. Relembro aqui a caminhada desde os primeiros traços do projeto arquitetônico, inúmeros projetos de engenharia, horas e horas de fiscalização da obra e hoje temos a Sede , que conta ainda com a mais moderna rede de fibra ótica do estado do Piauí ”, disse o Defensor Público, que agradeceu na oportunidade o empenho de todos os envolvidos na reforma e ampliação da Sede.

O Governador Wellington Dias, por sua vez ressaltou o papel da Defensoria e a dedicação de todos os Defensores e Defensoras.“Estamos comemorando hoje aqui a inauguração da Defensoria Pública do Estado do Piauí. Uma sede moderna, que foi trabalhada por muitas mãos. Esta casa acolhe as pessoas que mais precisam e o Defensor é o advogado dos que mais precisam, é aquele e aquela que cuidam das pessoas  que não têm condições de contratar um advogado  para garantir aquilo que lhe é assegurado pela Constituição e a Lei.  O Piauí, pelos princípios constitucionais, garante o acesso à defesa por meio da Defensoria, com uma dedicação especial de todos os Defensores. Então, eu comemoro, hoje, a entrega deste um local digno e adequado para execução do seu trabalho”, declarou Wellington Dias.

O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques,  destacou que a nova sede traz dignidade, tanto para os que buscam os serviços da Instituição, como para todos que nela trabalham. “Esse é um momento histórico para a Defensoria Pública, além da reforma tivemos a ampliação do prédio, que se tornou acessível, seguro e adequado aos serviços que prestamos com toda a satisfação e empenho para a população. Hoje possuímos um espaço amplo para o primeiro atendimento, um auditório bem estruturado, salas adequadas para a prestação dos nossos serviços. Também não abrimos mão do calor humano nos prédios da Defensoria, temos que estar cada vez mais próximos das pessoas proporcionando-lhes acesso à Justiça e aos seus direitos. Essa é a nossa missão que pretendemos continuar realizando de maneira cada vez mais eficaz, e  agora com toda essa estrutura. Daqui não pode os retroceder. Essa reforma traz dignidade tanto para as pessoas que buscam os serviços, como também para os funcionários da Defensoria Pública”, afirmou o Defensor-Geral, que destacou ainda a parceria com o Governo do Estado que tem proporcionado o desenvolvimento de projetos voltados para o atendimento da população.

Também se manifestaram durante a solenidade a Diretora de Eventos da Associação das Defensoras e Defensores Públicos (Apidep), Viviane Pinheiro Pires Setúbal; a Deputada Federal Rejane Dias e o Secretário de Estado da Fazenda e Coordenador Geral do ProPiauí, Rafael Fonteles.  Presentes ainda o Deputado Federal Fábio Abreu; o Vice-Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, Deputado Franzé Silva; O Subprocurador-Geral de Justiça Institucional do Ministério Público, Hugo de Sousa Cardoso e o Reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto de Sousa, dentre outros.