Notícias

Defensoria Pública inicia semana de mediações voltadas para os direitos de menores

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 24, outubro de 2022 às 13:32

Conciliar pela Criança

Com 148 audiências pré-agendadas, iniciou nesta segunda-feira (28), no edifício-sede da  Defensoria Pública do Estado do Piauí, em Teresina, a Edição 2022 do projeto Conciliar pela Criança: Defensoria pela Prioridade Absoluta. Até a sexta-feira (28), acontecerão diariamente sessões de mediação relativas a processos que envolvam interesses de menores. Também serão feitos os exames de DNA já agendados, em número de 22, ou que surjam da demanda espontânea.

O projeto Conciliar pela Criança é uma iniciativa da Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, Diretora Cível da Defensoria Pública, em conjunto com o Coordenador e a Defensora Auxiliar do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), respectivamente Defensor Público Gerson Henrique Silva Sousa e Defensora Pública Alynne Patrício de Almeida Santos e conta, em sua execução com a parceria do Laboratório Central do Piauí (Lacen) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a partir da participação de estudantes do curso de Direito.

A Defensora Pública Sheila de Andrade, diz que a expectativa é a melhor possível e que também serão atendidas as demandas espontâneas. “Iniciamos as sessões nesta segunda-feira dentro da normalidade esperada e daremos continuidade aos atendimentos durante a semana, sempre visando o melhor resultado. Esse projeto é voltado para a cultura da paz e tem demonstrado desde a sua primeira edição, quando conseguimos 86,27% de sessões frutíferas, o quanto a mediação pode ser eficaz na solução dos conflitos.  Voltamos a agradecer a parceria do Lacen e da Uespi, que tem sido de fundamental importância para o sucesso dessa ação.  Continuaremos com a agenda aberta para as demandas que cheguem, independente de agendamento, e esperamos que mais uma vez possamos chegar a um excelente resultado ao término dos atendimentos”, destacou.

“Iniciativas como essa são de extrema importância quando se busca a garantia de direitos, assim como para a cultura da paz, tão necessária para as relações humanas. O projeto Conciliar pela Criança – Defensoria pela Prioridade Absoluta, passou a integrar o calendário anual da Defensoria Pública a partir do momento que, comprovadamente, demonstrou o alto grau de resolutividade alcançado a partir da mediação nos processos que envolvem os interesses de menores. Agradecemos o empenho de todos os envolvidos nessa iniciativa e esperamos que a semana seja produtiva”, afirmou o Defensor Público Geral do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis.

O projeto é voltado ao atendimento de demandas regimentais ou extrajudiciais que envolvem interesse de crianças e adolescentes, como guarda, convivência, investigação de paternidade, entre outras. As pessoas interessadas podem procurar o nosso primeiro atendimento, no edifício-sede , em Teresina ou, caso prefiram, podem fazer  contato  telefônico pelo número (86) 9 9426-1053, que serão informadas como participar.