Notícias

Defensoria Pública integrou dois projetos de atendimento à população neste sábado (27)

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 27, novembro de 2021 às 18:42

atendimento

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da Defensoria Itinerante, integrou neste sábado (27) duas ações voltadas para o atendimento da população em Teresina. Um dos momentos aconteceu no bairro Portal da Alegria e  o outro no Bairro Santo Antonio, ambos na zona Sul da Capital. O Defensor Público Geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, esteve presente às duas ações que resultaram em quase 94 atendimentos, sendo 60 no Portal da Alegria e 34 no Bairro Santo Antônio.prefeitura

No Portal da Alegria, a Defensoria Itinerante integrou o Projeto “Teresina cuida de você”, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina. No local , mais de 10 mil pessoas foram contempladas como serviços gratuitos, entre os quais o atendimento prestado pela Defensoria Pública.

O Secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, ressaltou a importância da participação da Defensoria no Projeto. “Trata-se de uma parceria importantíssima. A Defensoria, quando foi procurada, abriu os braços e acolheu nossa intenção, acolheu esse projeto e hoje estamos aqui já colhendo os frutos dessa parceria. Inúmeras pessoas procurando os serviços da Defensoria e essa parceria irá se estender para os próximos eventos. Tudo isso pelo bem da sociedade, pelo bem comum das pessoas”, afirmou.

No bairro Santo Antonio, a Defensoria  Itinerante esteve presente na Tenda  Espírita de Umbanda Santa Bárbara, conduzida pela Mãe Eufrazina de Iansã, oportunidade em que foram prestadas informações à população sobre seus direito. “Essa ação da Defensoria na nossa casa é de muito valor, primeiro porque abre muitas portas e as pessoas conseguem caminhar dentro de um plano de orientação certa. Saber que essas portas estão abertas também nos dá a segurança de dias melhores, de uma justiça voltada para a comunidade que realmente necessita de auxílio. Estamos muito felizes com a presença da Defensoria, que possamos ter outros momentos como esse. Tenho certeza que é uma parceria que dará muito certo e espero que se estenda para outros terreiros de axé, são muitas casas que esperamos que a Defensoria visite e possa dar esse suporte na linha da justiça”, disse Mãe Eufrazina de Iansã, que também é coordenadora da Rede de Religiões Afro-Brasileiras do Estado do Piauí.

O Diretor da Defensoria Itinerante, Defensor Público Marcelo Moita Pierot, disse que nas duas ações foi possível cumprir o papel da Instituição. “A Defensoria Itinerante estar presente  nos  bairros tem sido fundamental para que a população possa se sentir acolhida em suas demandas, na busca dos seus direitos fundamentais básicos, que tantas vezes lhe são negados. Ações como essas realizadas neste sábado reforçam ainda mais a certeza de que estamos trilhando o caminho certo na defesa da população vulnerável”, ressaltou.

O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques, afirma que a Defensoria Pública estará sempre pronta para integrar projetos que proporcionem prestação de serviços à população. “Ao participar como parceira desses dos dois eventos,  a Defensoria Pública está cumprindo a sua missão de assegurar a garantia de direitos à população. Nessas ações, como em muitas outras, prestamos assistência jurídica integral e gratuita, tanto judicial como extrajudicial, seja no  âmbito individual como no coletivo.E esse é o nosso dever, estar sempre  junto da população, buscando atender da forma mais eficaz possível as suas demandas, acolhendo a todos que nos procuram e necessitam da nossa Instituição, que existe exatamente para defender os direitos de seus assistidos.”, afirmou.