Notícias

Defensoria Pública irá integrar ações da Justiça Itinerante em Teresina

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 15, julho de 2022 às 09:25

Jornada segundo semestre 1

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), através da Defensoria Itinerante, irá integrar no segundo semestre de 2022, as ações do projeto “Justiça Itinerante”, que serão realizadas em Teresina. A iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ/PI), em parceria com a Defensoria Pública e demais instituições, promove ações como divórcio consensual, retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, suprimento/justificação de óbito, serviços de saúde e beleza, além de outras ações de natureza consensuais.

De acordo com o cronograma estabelecido pelo TJ/PI, entre os meses de julho e novembro, a Justiça Itinerante irá atuar de forma ininterrupta, com uma semana de cada mês dedicada para atendimentos em diferentes bairros da capital. Conforme o calendário apresentado:

  • 18 a 22 de julho – Bairro Vermelha, zona sul;
  • 22 a 26 de agosto – Vila Operária, zona norte;
  • 19 a 23 de setembro – Nova Ceasa, zona sul;
  • 24 e 25 de outubro – Bairro Cabral, na Sede do TJ/PI.
  • 21 a 25 de novembro – Universidade Estadual do Piauí, Campus Clóvis Moura, zona sudeste.

O Defensor Público Marcelo Moita Pierot, diretor da Defensoria Itinerante, pontua a importância do projeto, possibilitando uma maior adesão da população aos serviços ofertados pelo TJ/PI, Defensoria Pública e demais parceiros, com a prestação de atendimento em diferentes bairros.

“As jornadas itinerantes estão de volta naquele formato anterior, com os ônibus indo até os bairros. No segundo semestre, participaremos de cinco ações, entre os meses de julho e novembro, no bairro Vermelha, na Vila Operária, na Nova Ceasa, na sede do TJ Piauí e na Uespi do Dirceu. As pessoas interessadas devem se dirigir a esses locais, com a documentação pessoal para que a gente possa dar entrada naquelas ações que as pessoas já conhecem, que são principalmente ações que envolvem direitos de família, ações consensuais, divórcio, reconhecimento, solução de união estável, suprimento de nascimento, óbito, reconhecimento voluntário de paternidade, são as principais ações que a gente dá entrada nesse nesse programa”, destaca.

Para os atendimentos relacionados à Defensoria Pública, a população pode buscar informações através dos seguintes números de telefone: (86) 99495-7298; (86) 99404-7746; (86) 3233-9805; (89) 99443-4354; Ou ainda pelo endereço de e-mail: itinerante@defensoria.pi.def.br.

A população que buscar atendimento durante as ações itinerantes desenvolvidas pela DPE/PI devem estar munidas de documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência, e todos os demais documentos que entender necessários.