Notícias

Defensoria Pública participa da eleição das entidades da sociedade civil para o Conselho Estadual de Direitos Humanos

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 04, novembro de 2022 às 13:30

Defensoria Pública participa da eleição das entidades da sociedade civil para o Conselho Estadual de Direitos Humanos

A Defensoria Pública do Estado do Piauí participou, nesta sexta-feira (04), como integrante da Comissão Eleitoral, do processo de escolha das novas entidades da sociedade civil que comporão o Conselho Estadual de Direitos Humanos. A Instituição foi representada pela Defensora Pública Viviane Pinheiro Pires Setúbal, que é titular da 4ª Defensoria Pública Criminal e Coordenadora do Sistema Prisional da DPE-PI.

A eleição aconteceu na Casa dos Conselhos, localizada na avenida Pinel, zona Norte de Teresina. Para a Superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Janaina Mapurunga, que presidiu a Comissão Eleitoral, o processo foi exitoso. “Hoje é um dia muito positivo para o Conselho, foi formada uma comissão com os órgãos governamentais, Sasc, Polícia Civil, e com a Defensoria. Estamos conduzindo esse processo. O Conselho está passando por uma nova recomposição, o que é muito positivo. É uma eleição movimentada,  temos onze entidades  inscritas para sete vagas. É uma disputa democrática. Estamos felizes e sentimos que estamos contribuindo com a cidadania”, falou.

A Defensora Pública Viviane Setúbal, destacou a relevância da eleição para o Conselho. “ A importância da participação dessas entidades se dá pela  representatividade das várias classes e atividades, tais como a Federação Piauiense de Skate, o Sindicato de Professores da Educação Básica do Estado do Piauí, entre outras. Essa representatividade é boa para o Conselho a partir do momento que esses novos integrantes vão fazer a proteção de uma gama de direitos para várias pessoas na sociedade. Para a Defensoria foi muito importante participar desse pleito tão relevante. Em seguida, a Governadora do Piauí, Regina Sousa, vai lançar um documento que vai oficializar a integração dessas novas entidades e teremos uma nova eleição para a diretoria do Conselho”, disse.