Notícias

Defensoria Pública participa da inauguração da nova sede do Centro Pop

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 21, fevereiro de 2019 às 14:37
Dr. Igo de Sampaio e demais autoridades no Centro Pop

Dr. Igo de Sampaio e demais autoridades no Centro Pop

O Defensor Público, Dr. Igo Castelo Branco de Sampaio, do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Piauí, participou nesta quinta-feira (21), da inauguração da nova sede do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua – Centro Pop, que é gerido pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania Assistência Social e Políticas Integradas – SEMCASPI.

O Defensor Público participou da cerimônia de descerramento da placa do novo Centro Pop, ao lado do Secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Francisco Samuel Lima Silveira e demais membros da Secretaria. Em seu discurso, o Secretário Samuel Silveira reforçou a importância da parceria com o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública e com a política de valorização das pessoas em situação de rua.

Dr. Igo de Sampaio durante a inauguração do Centro Pop

Dr. Igo de Sampaio durante a inauguração do Centro Pop

Para Dr. Igo Castelo Branco de Sampaio o novo espaço do Centro Pop, agora na Rua Félix Pachêco, vem de encontro às solicitações dos usuários, movimentos sociais e da Defensoria Pública. “É um momento muito importante na medida que atendendo as solicitações dos próprios usuários, dos movimentos e da Defensoria de se ter um ambiente adequado, mantendo-se na mesma região que é o Centro, com mais acessibilidade e condições de trabalho, tanto para os profissionais que prestam serviço, como para as pessoas em situação de rua”, disse o Defensor Público.

De acordo com o Titular o Núcleo de Direitos Humanos, a antiga sede não atendia aos padrões mínimos exigidos para prestar este tipo de atendimento, principalmente em relação ao espaço. Dr. Igo de Sampaio elogiou a mudança de endereço do Centro Pop e as melhorias, como a salubridade para assistidos pela Instituição e seus colaboradores. “A medida que você dota de uma estrutura, especialmente em tempos de contingenciamento de recursos, que você consegue uma ótima estrutura como essa,  ressalta que está sendo dada prioridade à população de rua. A gente fica muito contente, inclusive, porque são recomendações que há muito tempo a Defensoria tem feito à SEMCASPI, no sentido dessa priorização”, enfatiza.

As melhorias implementadas garantirão melhores condições de atendimento às pessoas que passam pelo espaço como, por exemplo, a presença do Núcleo de Direitos Humanos uma vez por mês dentro do Centro Pop. “A ideia é que a gente retome esse contato feito anteriormente e faça, pelo menos uma vez por mês, o Núcleo atender diretamente no Centro Pop, especialmente com essa nova estrutura e espaços que podem ser notados. Entendemos que essa otimização foi importante para reativar a parceria com a Defensoria Pública”, adiantou Dr. Igo de Sampaio.