Sem categoria

Defensoria Pública participa das comemorações pelos 20 anos do Grupo Matizes

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 19, maio de 2022 às 13:05

Grupo Matizes

A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou na noite da última quinta-feira (18), no Complexo Cultural Club dos Diários, em Teresina, das comemorações pelos 20 ano do Grupo Matizes, que sempre esteve à frente da luta pelos direitos da população LGBTQIA+. Também participaram as Defensoras Públicas Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes e Patrícia Ferreira Monte Feitosa.

O momento contou com exibição de documentário sobre a Parada da Diversidade, que o Grupo realiza anualmente; lançamento dos livros Letras da Diversidade e Atenção à Saúde das Mulheres Lésbicas e Bissexuais e show com Claudia Simone, DJ. Hiperbolar, Elaine Leo Neo e Sara Roberta.

O Grupo Matizes é uma organização filiada ao Movimento Nacional de Direitos Humanos e ao Fórum de ONGs/Aids do Piauí, reconhecido como entidade de utilidade pública pela Lei Estadual nº 5811, de 27 de novembro de 2008.  Atualmente, integra o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Conselho Estadual de Direitos de LGBT, Conselho Municipal de Direitos de LGBT e o Fórum Municipal de Educação.

A vice-coordenadora do Matizes, Marinalva Santana, destacou como uma das conquistas relevantes do Grupo a concessão pela Justiça do Piauí do registro de um filho a um casal de lésbicas, por métodos de reprodução assistida, no ano de 2013.” o Conselho Nacional de Justiça tornou uma regra esse tipo de registro, mas tudo iniciou a partir de uma provocação nossa, aqui no Piauí”, disse.

A Subdefensora Pública Geral ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Matizes em todo o Estado. “O Grupo Matizes é reconhecidamente um diferencial na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, tendo conseguido significativos avanços como a assistência de pessoas em conquistas como união estável, casamento, adequação de nome, adoção e registro de crianças por casais homoafetivos, entre outros. Tem sido um importante parceiro da Defensoria Pública na busca pela garantia de direitos dessa  parcela da população e hoje queremos parabenizar ao Matizes, destacando que a Defensoria estará sempre disponível para continuar trilhando essa busca por garantir a cidadania às pessoas LGBTQIA+”, afirmou Carla Yáscar Belchior.

 

*Com dados do G1-PI