Notícias

Defensoria Pública promoveu atendimentos na zona norte de Teresina nesta quinta-feira (28) através do projeto Mente Cidadã

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 28, abril de 2022 às 16:44

Mente Cidadã 1

Cumprindo o cronograma previsto para o mês de abril, e com ampla adesão da população, o projeto ‘Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental’, iniciativa desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), realizou nesta quinta-feira (28), mais uma manhã de atendimentos voltados para promoção dos direitos humanos da população hipossuficiente. Os atendimentos desta quinta-feira aconteceram no Centro de Atenção Psicossocial Tipo II (CAPS II Centro – Norte), localizado na rua Presidente Lincoln, 4727, Bairro São Joaquim, em Teresina.

Idealizado pela Defensora Pública e Diretora de Primeiro Atendimento da DPE/PI, Patrícia Ferreira Monte Feitosa, o projeto ‘Mente Cidadã’ tem por objetivo incentivar a melhor orientação jurídica quanto aos direitos das pessoas com transtorno mental, contando com uma maior sensibilização da Defensoria Pública na participação das ações de transformação social. Além do seu público-alvo específico, que são as pessoas com transtorno mental, internos ou não, o Projeto se estende também aos familiares dessas pessoas, que normalmente têm suas rotinas afetadas, estando relacionado ao Plano Estratégico da Defensoria Pública, no que se refere ao fortalecer as relações com outras Instituições e com os movimentos sociais, assegurar direitos e humanizar o atendimento aos assistidos pela Instituição.

Através de parcerias, o projeto também leva serviços ofertados pela Defensoria Pública da União (DPU); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi); Fundação Municipal de Saúde (FMS); Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi); Equatorial Energia e Águas de Teresina, Justiça Federal, Instituto de Identificação e Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, criadora e coordenadora do projeto, fala sobre a ação. “ Mais uma vez, o Projeto superou nossas expectativas de público e de engajamento dos órgãos parceiros. A cada ação é gratificante ver a satisfação do usuário dos serviços públicos que fazem tratamento nos CAPs e usufruem dos serviços disponíveis no evento! A carência do acesso a direitos é grande e , principalmente, do atendimento humanizado e efetivo que proporcionamos pelo Projeto! Como Defensoria Pública , saímos orgulhosos dos frutos do projeto e os usuários com maior chance de inclusão social! Isto é cidadania! Agradeço a todos os órgãos públicos parceiros em especial a gerência de saúde mental pelo engajamento da equipe, e as empresas Águas de Teresina e Equatorial pela disponibilidade!”.

A Coordenadora do CAPS II Centro -Norte, Cleidiane Rodrigues Cardoso falou sobre a importância da iniciativa promovida pela DPE/PI voltada para o atendimento de toda a população nas próprias comunidades. “Nossos usuários têm dificuldade de utilizar o sistema, e trazer essas ações pra dentro do CAPS, é muito importante, devido a agilidade no atendimento ofertado. Tanto a parte de serviços ofertados pela Defensoria Pública quanto pelos demais parceiros do projeto. Quando a gente traz esse serviços pro CAPS facilita bastante o atendimento, pois aqui eles se sentem em casa, e são acolhidos”, destacou.

Claude Girão, Coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc), comentou sobre a importância das ações realizadas. “[…] avalio como a participação muito interessante pro público em geral, principalmente para nosso caso, que atendemos a pessoa com deficiência, na questão do Passe Livre Intermunicipal e Passe Livre Cultural, e dando informações de como tirar a Carteira do Autista, na CEID, então, todo movimento que a gente faz em prol da sociedade para informar, dentro desse trabalho que a Defensoria Pública faz através da doutora Patrícia é muito importante, como e prestação de serviço pra sociedade”.

Uma das assistidas pela DPE/PI nesta ação, a dona de casa L. M. L, de 55 anos de idade, que possui um filho portador de necessidades especiais, fala sobre a relevância do projeto para a população. “Meu filho é especial e eu não tenho como trabalhar. […] nesse momento eu estou precisando de tudo isso que está sendo oferecido aqui, Equatorial, Águas de Teresina, Defensoria Pública, por conta de que o meu filho já deu entrada com a pensão dele no INSS, há oito anos que eu tento, e agora que deu certo, e eu preciso da curatela dele, pois ele não tem como receber o dinheiro, e com esse projeto aqui na zona norte de Teresina eu vou poder resolver coisas que eu estou tentando resolver há bastante tempo”, disse.

Edson Araújo, coordenador da República Masculina de jovens Novo Vínculo, instituição de acolhimento de jovens de 18 a 21 anos, egressos de casas de acolhimento, fala sobre as ações promovidas pelo projeto Mente Cidadã, em benefício dos jovens que são assistidos pela instituição. “A Defensoria sempre foi grande parceira, no que diz respeito,sobretudo, a questão de documentações de pessoas em situação de rua, egressos de instituições de acolhimento, crianças e adolescentes […] na república a gente já faz um trabalho diferenciado, que é no sentido de desenvolver autonomia e a independência desses jovens pra uma pra uma vida independente, já que eles eh se não tem mais vínculo com as famílias. E mais uma vez estamos buscando esse apoio, essa parceria da Defensoria Pública no que diz respeito às documentações e aos encaminhamentos para a vida desses jovens”. concluiu.
A próxima ação do projeto Mente Cidadã será realizada no mês de junho, no dia 23, no Centro de Atenção Psicossocial Tipo II – Sul – (CAPS II Sul), localizado na Avenida Barão de Gurguéia, nº 2913, bairro Pio XII, em Teresina.