Notícias

Defensoria Pública promoveu atendimentos no CAPS AD nesta quinta-feira

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 06, outubro de 2022 às 14:52

CAPS AD

O projeto ‘Mente Cidadã Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental’, iniciativa desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), promoveu na manhã desta quinta-feira (06), no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), uma manhã de atendimentos oportunizando inclusão, justiça e cidadania para a zona Sul de Teresina.

Estiveram presentes na ação a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc),  Defensoria Pública da União (DPU); Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sistema Nacional de Emprego (SINE-PI), Instituto de Identificação, Águas de Teresina e Equatorial Piauí.

O projeto “Mente Cidadã” é desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí sob a coordenação da Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento da Instituição e tem por finalidade incentivar a melhor orientação jurídica quanto aos direitos das pessoas com transtorno mental, bem como seus familiares, proporcionando assim uma maior sensibilização na participação das ações de transformação social.

A idealizadora e coordenadora do projeto, Defensora Pública Patrícia Monte, falou sobre a boa receptividade da iniciativa, que no ano de 2022, já contemplou todas as zonas da capital. “Toda vez que eu venho pra essas ações eu fico bastante alegre, porque a população está procurando os serviços, mostrando que esse público contemplado pelo Mente Cidadã está comprometido com o cuidado, com a saúde mental, tentando resgatar sua autonomia, e o projeto serve exatamente pra facilitar o acesso a serviços e políticas públicas para este público vulnerável, fornecendo os serviços necessários, pois são pessoas que precisam desses serviços para que as políticas públicas voltem os olhos para eles, sejam permanentes e contínuas, para a verdadeira efetivação da inclusão social”, afirmou.

Para Elisandra Ferreira Carvalho – Coordenadora do CAPS AD, a iniciativa possibilita que mais pessoas consigam ter acesso não só aos serviços ofertados pela Defensoria Pública, como aos demais parceiros que participam do projeto. “Essa ação é de extrema importância para comunidade aqui da zona Sul e também para os usuários do CAPS AD. Eles ficaram muito felizes, quando divulgamos o projeto, onde relataram a importância dessas ações. Muitas vezes eles ficam caminhando de um lugar pro outro, o que requer dinheiro pra poder fazer esse deslocamento, todas essas instituições reunidas aqui no CAPS AD facilita muito o acesso dessas pessoas a esses serviços, além de promover a cidadania. Então é uma ação importante e valorosa para todos nós que trabalhamos aqui no Caps AD e os usuários”, pontuou.

Parceira na Ação, a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), através da Coordenação de Apoio à Pessoa com Deficiência, promoveu o cadastro para emissão do do Passe Livre Intermunicipal e Passe Livre Cultura para pessoas com deficiência (física, auditiva, intelectual ou mental, visual e múltipla), como destaca Claude Girão, coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência. “Esse é mais um evento de qualidade e de prestação de serviço de bastante relevância para os usuários desse espaço aqui, que presta um serviço magnífico. Esse projeto é uma coisa que veio pra ficar e que gratifica a gente em fazer parte dele, porque a gente sai de casa já com o desejo de participar para poder prestar o serviço que tanto esse povo precisa. Então é importantíssimo esse projeto acontecer e permanecer e a Defensoria tá de parabéns, assim como todos os parceiros que fazem parte desse projeto, e torcemos para que ele permaneça por bastante tempo”.

Uma das assistidas na ação, a senhora J. V. S, de 52 anos, que estava acompanhada de seu marido, falou da necessidade e importância de ações que buscam oportunizar diversos atendimentos à população de forma descentralizada.” Vim buscar atendimentos para buscar informações para que meu marido possa tirar uma licença, porque me contaram que ainda não tem idade para se aposentar. Mas aí eu fui atrás da licença, e vi que ele também não tem direito por causa que a carteira dele está assinada. E esse projeto da Defensoria Pública é importante porque mostra que a Defensoria está se importando com a gente, está focando atrás das pessoas que precisam de um benefício, que possuem direitos mas não sabem como buscar esse direito. Então nós estamos por aqui exatamente para saber quais são os nossos direitos por onde podemos começar”, pontuou.

Qualquer informação adicional sobre o Projeto Mente Cidadã pode ser conseguida por meio do contato (86) 9 9589-9981/ 9 8186-0563.