Notícias

Defensoria Pública realiza atendimento no Centro Social Urbano do Parque Piauí nesta terça-feira (14)

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 13, maio de 2019 às 14:22

semana

Como parte das ações da Semana Nacional da Defensoria Pública acontecem, nesta terça-feira (14), a partir das 8h,  atendimento e uma Roda de Conversa sobre Violência Doméstica Contra a Mulher e sobre Humanização dos Partos, no Centro Social Urbano do Parque Piauí, que fica localizado na Praça Marechal Hermes da Fonseca, também conhecida como Praça da Integração.  Durante toda a manhã, as mulheres que necessitarem de atendimento e/ou orientações poderão se dirigir ao espaço.

A ação, que acontecerá até às 13h,  contará com a participação da doula Naira Cibele Rodrigues B. Lopes, das Defensoras Públicas Dra. Lia Medeiros do Carmo Ivo, Dra. Verônica Acioly de Vasconcelos e do Defensor Público Dr. Armano Carvalho Barbosa, os três titulares do Núcleo da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da DPE-PI, que é coordenado pela Dra. Lia Medeiros. Também estará presente a coordenadora da Semana Nacional da Defensoria no Piauí, Subdefensora Pública Geral, Dra. Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.

“Convidamos todas as mulheres do Parque Piauí e imediações, que tenham interesse em serem atendidas e orientadas pela Defensoria, para que compareçam ao Centro Social Urbano. Contaremos com a participação de Defensores Públicos e servidores devidamente capacitados para os atendimentos e, durante a Roda de Conversa,  será possível o esclarecimento de muitas dúvidas relacionadas aos direitos da mulheres. Na verdade toda a população está convidada a comparecer para discutirmos juntos esses temas de significativa relevância, tão importantes quando buscamos uma sociedade mais justa”, afirma Dra. Carla Yáscar Belchior.

Ainda na terça-feira, no turno da tarde, dando continuidade as atividades da Semana Nacional da defensoria Pública acontecem palestras no auditório da Casa de Núcleos, na avenida Nossa Senhora de Fátima, 1342, Bairro de Fátima. Às 14h30, a professora Lucia Cristina dos Santos Rosa, titular do Departamento de Serviço Social e Programa de  Pós-Graduação em Políticas Publicas abordará o tema  “Saúde Mental da Mulher: Sofrimento Mental em Mulheres na Contemporaneidade”. A palestrante é Pós-Doutora em Saúde Coletiva pela Unicamp, Doutora em Serviço Social pela UFRJ e Especialista em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ. Às 16h a médica Maria das Dores Sousa Nunes abordará o tema “Violência Obstétrica: Sobre os Direitos Reprodutivos das Mulheres”. A palestrante é Doutora e Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília/ Tulane- EUA, obstetra na Maternidade Wall Ferraz, médica do Núcleo de Estatísticas Vitais de Análise da Morte Materna na Fundação Municipal de Saúde, Especialista em Sexologia, Adolescência e Bioética e professora titular no Centro Universitário Uninovafapi. Participa da Rede Feminista de GO brasileira.

A Semana Nacional da Defensoria Pública, Iniciativa anual da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), conta com o apoio das Associações Estaduais e do Colégio Nacional de Defensores Gerais (CONDEGE), sendo desenvolvida no Estado em conjunto com a Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (APIDEP).