Notícias

Defensoria Pública realiza entrega Medalhas do Mérito Defensorial à homenageados

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 13, dezembro de 2022 às 17:51

_DSC0319

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), promoveu na manhã desta terça-feira (13), no auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da instituição, a Sessão Solene do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí, para a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Defensorial  à pessoas  que contribuíram ou contribuem de maneira excepcional para o engrandecimento da Defensoria Pública  ou atuando na causa dos necessitados.

A solenidade, transmitida ao vivo por meio do canal DPE/PI, no Youtube, também contou com a apresentação do Plano Estratégico da DPE-PI, feita pelo Diretor Administrativo da instituição, Defensor Público Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro.

_DSC0336

Diretor Administrativo, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, apresentou o Plano Estratégico da DPE-PI

Foram agraciados com a Medalha na Categoria Honorífica os deputados estaduais Severo Maria Eulálio Neto; Francisco das Chagas Limma e a deputada estadual Teresa dos Santos Sousa Britto. Na mesma categoria receberam a Medalha o Juiz Luiz de Moura Correia, a Ouvidora-Geral da Defensoria Pública da Bahia, Sirlene Vanessa de Souza Assis. O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga – LACEN, parceiro da Defensoria Pública também foi homenageado.

Na categoria Profissional foram agraciadas com a Medalha as Defensoras Públicas Karla Araújo de Andrade Leite, Diretora das Defensorias Regionais  e  Ana Keyla Ferreira da Silva, titular da 12ª Defensoria Pública Criminal; Entre os servidores foram agraciados Raimundo Dênis Alves de Araújo Rocha (in memoriam);  Juciara de Sousa Santiago Monteiro, da Diretoria de Primeiro Atendimento, e  Ângela Maria Ferry de Oliveira, coordenadora de Comunicação.

A Sessão foi conduzida pelo Presidente do Colegiado e Defensor Público Geral do Estado do Piauí,  Erisvaldo Marques dos Reis, que ressaltou a relevância do papel exercido pela instituição na garantia de direitos de populações vulnerabilizadas.

“Essa sessão solene tem como objetivo homenagear e reconhecer os nossos parceiros e parceiras, profissionais e servidores  que tanto contribuíram para o fortalecimento de nossa instituição na defesa dos direitos humanos dos mais vulneráveis, fazendo com que essas vozes sejam ouvidas e que suas demandas sejam atendidas. Parabenizo todos os homenageados na presente data e que certamente possuem identificação com a missão defensoria, que é a busca por garantir o acesso à justiça, visando a garantia dos direitos humanos das pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

O Deputado Severo Eulálio considerou a homenagem  significativa, como pontua: “Recebi essa homenagem da Defensoria Pública do Estado do Piauí em reconhecimento pelos serviços prestados em defesa da mesma. Nós estamos lá na Assembleia Legislativa atentos aos interesses da Defensoria por entender a importância da instituição, sempre procurando defender os mais necessitados, os mais pobres, aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. A Defensoria sempre contará com o nosso apoio, seja na Assembleia Legislativa ou em qualquer lugar onde estivermos”, disse.

IMG_2742

O Deputado Severo Eulálio recebeu a Medalha na categoria Honorífica

A Defensora Pública Karla Andrade, uma das homenageadas na categoria Profissional, falou sobre a cerimônia. “A indicação da medalha foi feita por duas mulheres admiráveis, conselheiras Daisy Marques e Carla Yascar, e isso já faz a honraria ter uma importância maior. Foi um momento emocionante para mim, mesmo. Na trajetória de promoção dos direitos humanos passamos momentos tensos e desafiadores, então a homenagem chega como um lindo sinal de que tudo vale a pena. Que a tecnocracia jamais substitua o olhar humano! E viva a Democracia!”, disse a Defensora Pública.

A Deputada estadual Teresa Britto relatou a importância da Defensoria Pública na promoção dos direitos da população hipossuficiente, como destacou: “Acho importante pontuar que contribuir com a Defensoria Pública do Estado do Piauí é contribuir com os cidadãos. Fico muito feliz de ver a estrutura que hoje a Defensoria Pública possui, o quadro técnico também, e isso engrandece o nosso estado. Estou muito feliz de receber essa comenda, pelo reconhecimento ao nosso trabalho, a nossa contribuição  em remanejamento de emenda parlamentar no orçamento para  contribuir na melhoria da estrutura. A Defensoria é um órgão importante demais, para atender os cidadãos, principalmente para aqueles que não têm condições de pagar um advogado para defendê-los. Então esse é um órgão muito importante para o nosso estado e que muitas vezes não é visto pelo poder público, pelo parlamento […]”, disse.

A Sessão Solene contou ainda com dois intérpretes de libras, garantindo a acessibilidade ao evento, que foi transmitido simultaneamente nas plataformas Zoom e Youtube. Marcaram presença no evento inúmeras autoridades, Defensoras e Defensores Públicos, servidores, estagiários e colaboradores da Defensoria e demais áreas e familiares dos homenageados.

 A Defensora Pública Ana Keyla Ferreira da Silva, titular da 12ª Defensoria Pública Criminal, recebeu a Medalha do Mérito da Subdefensora Geral Carla Yáscar

A Defensora Pública Ana Keyla Ferreira da Silva, titular da 12ª Defensoria Pública Criminal, recebeu a Medalha do Mérito da Subdefensora Geral Carla Yáscar

O registro da transmissão pode ser acessado através do canal oficial da Defensoria Pública do Estado do Piauí, no Youtube, disponível em: https://www.youtube.com/c/defensoriapiaui

Confira o registro: