Em visita realizada nesta segunda-feira (18), o Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, acompanhado da Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e o Ouvidor Geral da DPE/PI, Djan Moreira, realizaram visita ao Centro da Juventude Santa Cabrini, localizado na Vila Irmã Dulce, zona sul de Teresina, com o objetivo de avaliar a proposta de parceria com a entidade para a realização de projeto de educação em direitos voltado para jovens e adolescentes.
Fundado no ano 2000, o Centro da Juventude Santa Cabrini constitui-se num espaço socioeducativo para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de aprofundar o compromisso com a solidariedade e a justiça social. Realizando ações e projetos visando a promoção da cidadania, da inclusão social, do respeito às diferenças, a instituição busca promover um conjunto de ações que buscam a construção de uma sociedade mais justa, fraterna, inclusiva e solidária.
Sobre o encontro, a coordenadora do Centro da Juventude, Denise Morra, fala sobre a proposta de parceria apresentada à DPE/PI. “Estamos tecendo a possibilidade de um curso para juventudes, voltado para adolescentes e jovens com relação às temáticas trabalhadas pela defensoria E estamos com muita esperança que isso possa dar certo. Na verdade é um esperançar de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes através de uma formação com pessoas competentes e que lutam também a favor da defesa da vida”.
A Subdefensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar, Coordenadora do projeto Defensoras Populares, avalia como promissora a possibilidade de criação de um curso de educação em direitos direcionado para jovens. “A promoção dos direitos humanos é uma das missões constitucionais da Defensoria Pública, e recebemos com alegria o convite e o reconhecimento do Centro da Juventude Santa Cabrini para unirmos forças em benefício das crianças e adolescentes da Vila Irmã Dulce, a fim de levar conhecimento e contribuir para a cidadania das pessoas beneficiadas pelo trabalho ali desenvolvido.”
Para o Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques, esta será mais uma oportunidade de expansão dos serviços prestados pelas Defensoria. “Saber do interesse da realização de um curso para um público mais jovem certamente será uma excelente oportunidade para que a Defensoria cumpra o seu papel de educadora em direitos, atingindo mais uma parcela da população que certamente terá o poder de reproduzir muito bem as informações repassadas. Sabemos que sob a coordenação da nossa Subdefensora Pública geral, Carla Yáscar Belchior, o curso terá um resultado excelente, a exemplo do Projeto Defensoras Populares no qual foi possível formar lideranças femininas.”, afirma.