Notícias

Defensoria Pública registra aumento significativo na busca por atendimentos itinerantes e anuncia cronograma para o mês de março

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 25, fevereiro de 2022 às 16:52

Card 1

O projeto Defensoria Itinerante em Ação, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), realizou nesta semana, os últimos atendimentos previstos para o mês de fevereiro, totalizando 6 municípios contemplados com a iniciativa. De acordo com o relatório apresentado, 208 atendimentos foram realizados neste mês. A Defensoria Itinerante conta com a Direção do Defensor Público Marcelo Moita Pierot e tem como titulares os Defensores Públicos Arilson Pereira Malaquias e Francisco Cardoso Jales.

O Defensor Público Marcelo Pierot, enfatiza a alta procura por atendimentos no interior durante o mês de fevereiro, e destaca a boa adaptação da população quanto ao novo formato de atendimento prestado à população.

“Finalizamos o mês de fevereiro como um dos meses mais produtivos do projeto da ‘Defensoria itinerante em Ação’. Nós tivemos uma cidade em que nós atendemos mais de 50 pessoas. É muito importante destacar que as pessoas já têm procurado a Defensoria com bastante antecedência, elas já acompanham pelas redes sociais, através das informações que nós fornecemos também pelo WhatsApp, o que dá mais celeridade para o atendimento prestado. Finalizamos o mês de fevereiro com muita satisfação, em conseguir organizar e colocar o projeto Defensoria Itinerante em Ação nessas cidades, onde a gente percebe nitidamente que tem uma demanda reprimida”, afirmou o defensor.

Para o mês de março, os atendimentos da Defensoria Itinerante em Ação estão previstos para serem realizados em 8 (oito) municípios:

  • Dia 09: Demerval Lobão
  • Dia 10: Porto
  • Dia 14: São Pedro do Piauí
  • Dia 16: Matias Olímpio
  • Dia 17: Itaueira
  • Dia 21: São Miguel do Tapuio
  • Dia 24: Gilbués (Comunidade Morro D’agua)
  • Dias 29 e 30: Parnaguá

Além do projeto Defensoria Itinerante em Ação, a Diretoria Itinerante também integra, até o dia 30 de junho, o projeto Jornada da Justiça Itinerante, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ/PI). Os atendimentos acontecem em Teresina, na Unidade João XXIII, onde está instalada a Defensoria Itinerante.

A Jornada oferece serviços como casamento civil, divórcio consensual, retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito; homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, suprimento/justificação de óbito, além de outras ações de natureza consensual.
Devido a necessidade de adoção das medidas higiênico-sanitárias destinadas a evitar o contágio pelo novo coronavírus e pela Influenza H3N2, as atividades também acontecem em formato diferenciado, com agendamento prévio, o que pode ser feito junto a Diretoria da Defensoria Itinerante por meio dos contatos:

(89) 99443-4354
(86) 99495-7298
(86) 3233-9805
(86) 99404-7746

Ou ainda através do seguinte endereço de e-mail: itinerante@defensoria.pi.def.br.

As pessoas que buscarem atendimento durante as ações itinerantes desenvolvidas pela DPE/PI devem estar munidas de documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência, e todos os demais documentos, que entender necessários.