Notícias

Defensoria Pública tratou sobre conflitos socioambientais em comunidades quilombolas durante minicurso

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 03, novembro de 2021 às 14:17

Evento

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) realizou na última segunda-feira (1) o terceiro módulo da segunda edição do Minicurso de Formação em Direitos Quilombolas que está sendo realizado por meio do Projeto Vozes dos Quilombos.

O módulo teve como facilitadora Raquel Giffoni, Doutora em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ), Mestre em Sociologia (UFRJ) e bacharel licenciada em Ciências Sociais, (UFRJ). O módulo aconteceu por meio da Plataforma Zoom, e contou com transmissão simultânea pelo Youtube da Defensoria.

O Minicurso tem como principal objetivo capacitar moradores de comunidades tradicionais, bem como Defensores Públicos e demais interessados, para que compreendam os mecanismos de proteção dos direitos dos povos quilombolas. A iniciativa é da Defensora Pública Karla Araújo de Andrade Leite, que coordena o Projeto Vozes dos Quilombos e é Diretora das Defensorias Regionais.

“A professora Raquel Giffoni trouxe tanta informação valiosa para a proteção e fortalecimento das comunidades quilombolas que eu cheguei a segurar uma lágrima de alegria. A alegria era de ter sido de alguma forma instrumento para que este dia tenha acontecido”. A declaração foi dada durante o evento pela Defensora Pública Karla Andrade, idealizadora do projeto Vozes dos Quilombos.

Concluindo o cronograma do Minicurso, a segunda parte do terceiro módulo acontecerá nesta quarta-feira (3), tendo como palestrante o Defensor Público Johny Fernandes Giffoni, doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (UFPA), Pós Graduado em Direito da Criança e do Adolescente pela (UFPA).