Notícias

Defensoria realiza ação de Cidadania e Saúde na Penitenciária Regional de Oeiras

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 04, setembro de 2018 às 11:09
Dr. Roosevelt Furtado fala aos reeducandos durante ação na Penitenciária de Oeiras

Dr. Roosevelt Furtado fala aos reeducandos durante ação na Penitenciária de Oeiras

O Projeto pela Prevenção e Tratamento do Preso com Diabetes nas Penitenciárias, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí,  foi implantado nesta segunda-feira (03), na Penitenciária Regional de Oeiras.

A ação, que tem por objetivo identificar reeducandos com diabetes ou tendência à doença por meio de exames de glicemia, realizados por profissionais da área de saúde, foi Coordenada pelo Defensor Público Dr. Roosevelt Furtado de Vasconcelos Filho, Titular da 1ª Defensoria Publica de Oeiras e contou com a participação da Defensora Pública Dra. Karla Araújo de Andrade Leite, Titular da 2ª Defensoria Publica de Oeiras.foto1

Os reeducandos que participaram da atividade receberam orientações sobre prevenção e tratamento adequados. O Projeto de Prevenção e Tratamento do Preso com Diabetes da Defensoria Pública leva para dentro dos presídios mais do que assistência jurídica, em uma demonstração que a Instituição não se preocupa apenas com a parte processual do encarceramento, mas sim com o estado de saúde de cada reeducando que se encontra inserido no Sistema Prisional.

Na oportunidade Dr. Roosevelt Furtado realizou também atendimentos abrangendo a área Criminal e Dra. Karla de Andrade atendeu os reeducandos nas áreas cível e previdenciária.

“A  ação contou com a valiosa colaboração da Secretaria Estadual de Justiça e da Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras, que forneceu o material para os exames e enviou uma equipe interdisciplinar, composta por enfermeira, nutricionista e agente de saúde, para efetivar a assistência à saúde do reeducando. A Defensoria Pública, como órgão da execução penal na qualidade decustos vulnerabilis, colaborou com a ação, realizando atendimentos nas áreas criminal, cível e previdenciária, cumprindo sua missão constitucional de defesa dos vulneráveis”, afirma Dr. Roosevelt Furtado.

O Diretor das Defensorias Regionais, Dr. Gerson Henrique Silva Sousa destaca a relevância do Projeto. “Dando continuidade ao programa de atendimento aos reeducandos no que toca à prevenção de doenças, a Defensoria Pública de Oeiras participou de ação conjunta com a Secretaria de Justiça e Secretaria Municipal de Saúde de ação na Penitenciária Regional de Oeiras consistente em assegurar aos presos o direito à saúde. Na oportunidade, os Defensores Públicos ainda fizeram atendimentos jurídico, cível e previdenciário. É com muita alegria que divulgamos este programa que vem dando muito certo na capital e no interior, viabilizando o acesso de um grupo hipervulnerável a um direto básico do ser humano”, ressalta Dr. Gerson Henrique.