Notícias

Defensoria realiza aula inaugural do Curso Defensoras Populares

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 15, setembro de 2019 às 08:54
Aula inaugural do Curso Defensoras Populares

Aula inaugural do Curso Defensoras Populares

Foi realizada na tarde do último sábado (14), na sede da Associação de Moradores do Itararé (AMI),  a aula inaugural do Curso Defensoras Populares, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, tendo por objetivo capacitar lideranças comunitárias femininas e demais mulheres interessadas, em direitos humanos,  serviços e equipamentos públicos destinados ao atendimento das mulheres, sistema básico de Justiça, noções de direitos de grupos sociais vulneráveis e empreendedorismo.

Dra. Verônica Acioly fala durante a aula inaugural

Dra. Verônica Acioly fala durante a aula inaugural

Iniciativa da Subdefensora Pública Geral, Dra. Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, a implantação do Curso no Piauí conta com a participação efetiva das Defensoras Públicas Dra. Lia Medeiros do Carmo Ivo e Dra. Verônica Acioly de Vasconcelos, do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da DPE-PI.

A aula inaugural contou com a presença do Defensor Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, que destacou a aproximação da Defensoria com as comunidades. “É um prazer estar aqui na Associação de Moradores do Itararé. Esse tipo de projeto sempre terá apoio da Defensoria Pública. É objetivo da nossa gestão chegar o mais próximo das pessoas e uma maneira de fazer isso é vindo até os bairros. Pretendemos levar essa ideia adiante, abrangendo outras regiões de Teresina. Quero agradecer a todos que contribuíram para que este momento esteja acontecendo. Esse curso, com certeza, terá muito êxito. O objetivo é que vocês tenham esse conhecimento e repassem para outras pessoas. Que abracem a Defensoria, pois abraçar a Defensoria significa garantia de direitos para todos os piauienses que necessitam de apoio da Instituição”, disse o Defensor-Geral.

Aula inaugural do Curso Defensoras Populares

Cartilhas do  Curso Defensoras Populares

A Defensora Pública Dra. Elisa Cruz Ramos participou da aula, que teve  um momento inicial de relaxamento, conduzido pela mediadora e fisioterapeuta Karin Araújo. “Acredito que é um curso de muito empoderamento. As mulheres se sentindo nessa posição, de serem multiplicadoras dessa luta e desse conhecimento, é algo que irá ajudar não só o Judiciário, a Defensoria, mas a elas mesmas”, enfatizou.

Dra. Verônica Acioly, que juntamente com Dra. Carla Yáscar Belchior ministrou a aula inaugural,  destacou o conhecimento que o Curso possibilita “O projeto já existe em outros estados do Brasil, mas é a primeira vez que é feito no Piauí, pretendemos dar formação em Direitos Humanos, em Direito de Família, Direito Penal , Lei Maria da Penha, Sistema de Justiça, Consumidor , Saúde, Direitos das Mulheres Presas, entre outros,  e terminar com aula de empreendedorismo, certificando essas trinta mulheres líderes como Defensoras Populares. O objetivo maior da Defensoria é esse, ser essa ponte de acesso à Justiça para a população”, destacou a Defensora.

Dra. Carla Yáscar Belchior discorre sobre o Curso

Dra. Carla Yáscar Belchior discorre sobre o Curso

A Subdefensora Pública Geral ressaltou o apoio do Defensor Público Geral ao projeto, explicando que todos os módulos serão ministrados por mulheres. “A primeira aula do Curso foi muito positiva, contamos com uma boa presença das mulheres inscritas, que participaram e se envolveram.Percebemos que os conteúdos foram assimilados de forma positiva e temos excelentes expectativas em relação ao desenrolar do Curso”, disse Dra. Carla Yáscar Belchior, aproveitando para agradecer a todos que contribuíram para a mobilização das participantes.

A presidente da Associação de Moradores do Itararé resumiu o sentimento coletivo. “A aula foi fenomenal. Gostei bastante e espero que as pessoas que aqui estiveram também tenham gostado, porque foi muito proveitosa. A nossa expectativa é que vamos formar ótimas Defensoras Populares, afirmou Conceição Mendes.