Dra. Débora Cardoso e Dr. Gerson Henrique Sousa durante a Oficina
A Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou na quinta-feira (30) mais uma edição da Oficina de Pais e Filhos desenvolvida pelo Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), para casais em processo de ruptura, demonstrando que precisam ter um olhar diferenciado para a situação, procurando uma convivência saudável.
A Oficina que terá uma segunda etapa nesta sexta-feira (31) foi ministrada pela Defensora Pública Dra. Débora Cunha Vieira Cardoso, titular da 11ª Defensoria Pública de Família, pelo Coordenador do NUSCC, Dr. Gerson Henrique Silva Sousa e pela mediadora do NUSCC, Rosângela Ribeiro Alexandrino. A experiência é baseada em exemplos e em dados constatados por equipe multidisciplinar, que permitem aos envolvidos verem o problema sob uma ótica diferente, entendendo que não se trata unicamente do casal, mas de todos os envolvidos. A iniciativa pretende solucionar não apenas as questões jurídicas, mas a essência do problema, tratando a relação tanto nas esferas judiciais quanto nas extrajudiciais.
“A Oficina sempre surpreende. Nos ensina a olhar para os conflitos familiares sob uma nova perspectiva, mais ampla e profunda. O nosso objetivo é munir as pessoas de informação sobre os efeitos do divórcio, por exemplo. Mas eu sempre saio com a convicção de que aprendi com eles e me tornei um ser humano melhor, o que causa impacto direto na minha atuação profissional”, afirma Dra. Débora Cardoso.
“A Oficina de Pais e Filhos trata-se de uma oportunidade de transmitir aos pais e mães em processo de ruptura da sociedade conjugal, bem como àqueles já divorciados, informações importantes para evitar que eles arrastem os filhos para dentro do conflito deles. É uma ferramenta que vem gerando bons frutos, propiciando informações e facilitando o diálogo entre a família constituída depois do desfazimento do vínculo conjugal. A Defensoria Pública apresenta o evento sempre nas últimas quintas e sextas-feiras de cada mês. Os interessados em participar podem se dirigir ao NUSCC, situado na sede provisória da Defensoria Pública, na Rua Jaicós, 1435, Ilhotas para solicitar inscrição”, destaca Dr. Gerson Henrique Sousa.