Notícias

Defensoria realiza última edição de 2022 do projeto Mente Cidadã com mais de 100 atendimentos

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 25, novembro de 2022 às 16:26

WhatsApp Image 2022-11-25 at 14.18.17

Com significativa participação popular, mais de 100 atendimentos em uma manhã, aconteceu nesta sexta-feira (25), a última edição de 2022 do Projeto Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental. O atendimento foi realizado no CAPS III Sul, localizado na rua Costa Rica, 466, no bairro Três Andares, sob a coordenação da Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento.

O Projeto “Mente Cidadã” tem por finalidade incentivar a melhor orientação jurídica quanto aos direitos das pessoas com transtorno mental e seus familiares, proporcionando maior sensibilização na participação das ações de transformação social.

Durante toda a manhã as pessoas que compareceram ao CAPSn III Sul além de contarem com o atendimento da Defensoria Pública também puderam ter acesso aos variados serviços ofertados pelos parceiros como Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcasp), Instituto de Identificação, Justiça Federal, Águas de Teresina, Defensoria Pública da União e Equatorial Piauí.

A ação foi bem avaliada pelos presentes. A cabeleireira A. de A. M., destaca a facilidade do acesso aos serviços ofertados. “ Aqui está sendo muito bom, possibilitou que eu consiga meu registro e minha carteira de identidade, para que eu possa pedir a guarda da minha filha. Se não fosse por esse projeto eu teria que ir até Demerval Lobão, e aqui consegui tudo de graça. É um atendimento bom demais, maravilhoso, e eu recomendo esse serviço”, disse.

A Defensora Pública Patrícia Monte fala sobre a ação e a determinação em manter o projeto em 2023. “Foi uma manhã muito produtiva, conseguimos realizar vários atendimentos possibilitando a essas pessoas o acesso à Justiça. Também, a partir da ação dos órgãos e instituições parceiras que estiveram conosco no CAPS III Sul, foi possível realizar a oferta de serviços diversos, tudo de forma organizada e eficaz. É com muita satisfação que fechamos esse ano de 2022 do projeto mente Cidadã, uma iniciativa que desde a sua concepção se destinou a trazer dignidade e qualidade de vida para essa muitas vezes esquecida parcela da população, que são as pessoas com transtornos mentais e seus familiares, tão duramente afetados pela realidade que vivem. Para 2023 temos a intenção de continuar desenvolvendo esse projeto com a mesma resolutividade, trabalhando para que cada vez mais pessoas com esse perfil possam encontrar o acolhimento que necessitam para a resolução de suas demandas”, afirma.