Notícias

Defensoria realizou 113 atendimentos durante o Teresina em Ação no Anita Ferraz

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 09, abril de 2018 às 10:34
Dr. Arilson Malaquias durante o atendimento no bairro Anita Ferraz

Dr. Arilson Malaquias durante o atendimento no bairro Anita Ferraz

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da Defensoria Itinerante, realizou no último sábado, dia 07 de abril, 113 atendimentos durante participação no Projeto Teresina em Ação, desenvolvido pela TV Clube, Prefeitura de Teresina e órgãos e instituições parceiros. A ação aconteceu na Praça do Bairro Anita Ferraz, na zona Leste da Capital e foi coordenada pelo Defensor Público Dr. Arilson Pereira Malaquias, Titular da 1ª Defensoria Pública Itinerante.

A Defensoria tem sido parceira em todas as edições do Projeto que visa a prestação de serviços à comunidade nas áreas de  saúde, assistência social, trabalho e economia solidária e documentação. Além do 113 atendimentos, também foram feitas 19 iniciais que serão propostas na ação da Justiça Itinerante que será realizada de 16 a 20 deste mês de abril, no Parque Lagoas do Norte.

Na Praça do Anita Ferraz a participação da Defensoria Itinerante aconteceu com a prestação de orientação jurídica e esclarecimento de dúvidas dos moradores sobre questões envolvendo divórcio, dissolução de união estável, guarda, pensão alimentícia, teste de paternidade, partilha de bens, retificação de registro civil de nascimento, dentre outras questões de competência do órgão.

“A Defensoria Pública tem como sua atribuição principal prestar assistência jurídica integral e gratuita aos que necessitam, que nos chamamos de hipossuficientes, isto é feito normalmente através dos locais de atuação da Defensoria, nos nossos Núcleos, onde o assistido nos procura. Ações como essa, em que a parceria se dá e que há grande divulgação e mobilização, nos possibilitam estar mais próximos da população. Ao invés de estar em seu local de trabalho para receber essa demanda, a Defensoria vai até onde a população está. O que já fazemos nas chamadas Jornada da Justiça Itinerante, em uma parceria com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público. Parcerias como essa  ampliam o espectro da Defensoria em estar mais próxima dos assistidos, que é a sua missão principal”, afirmou Dr. Arilson Malaquias.

A Defensoria Itinerante da Defensoria Pública conta com a Direção do Defensor Público, Dr. Afonso Lima da Cruz Júnior e a Coordenação da Defensora Pública Dra. Paula Batista da Silva, tendo ainda em seus quadros, além do Dr. Arilson Malaquias, o Defensor Público Dr. Francisco Cardoso Jales, na 2ª Defensoria Pública Itinerante.