Notícias

Defensoria tem reunião com direção do HGV visando solução para demandas de assistidos

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 11, maio de 2022 às 09:00

Defensoria Pública realizou atendimentos voltados à população em situação de Rua no Centro de Teresina

Os Defensores Públicos José Tadeu de Macedo Silveira e Igo castelo Branco de Sampaio, respectivamente dos Núcleos Especializados da Saúde e dos Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Piauí, estiveram reunidos no último dia 06 com o Diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Evaldo Mendes, tendo por objetivo discutir a melhor prestação de serviços aos assistidos pela Defensoria na área da saúde.Defensoria Pública realizou atendimentos voltados à população em situação de Rua no Centro de Teresina

O encontro ocorreu no HGV e, na oportunidade, os Defensores puderam constatar que a carência de estrutura física e operacional é quem vem sendo o maior entrave para que as demandas sejam atendidas a contento, dentro do prazo necessário.

O Diretor do HGV falou sobre a reunião destacando o papel da Defensoria. “Foi um encontro de grande importância, estou muito grato. Uma conversa muito produtiva e, no meu ponto de vista,  quando a gente trabalha junto as coisas acontecem melhor e alcançamos resultados melhores. Foi aberto um canal de diálogo muito importante e esperamos que continue sempre, para que possamos melhorar vários setores sobre os quais conversamos aqui”, disse.

O Defensor Público José Tadeu Silveira destaca a necessidade de um olhar diferenciado do poder Público para melhorar estruturar o HGV “ A Diretoria do Hospital faz um bom atendimento e os assistidos, os doentes, estãos sendo bem atendidos,  o que vemos é uma dificuldade a nível de estrutura, que é responsabilidade do Governo Federal, Estadual e Municipal. Os pacientes enfrentam essas dificuldades por conta da estrutura e não da administração, e isso vai gerar também a necessidade da judicialização das demandas das partes que estão enfrentando essas dificuldades para os seus tratamentos”, afirma.

Para o Defensor Público Igo de Sampaio a visita foi proveitosa e possibilitará uma atuação mais efetiva junto à questão da saúde. “Em uma iniciativa conjunta dos Núcleos da Saúde e dos Direitos Humanos,ressaltando a importância da Defensoria quanto a promoção de direitos e visando um melhor patrocínio das ações junto aos assistidos, entendemos como importante e iniciamos uma estratégia de ida aos órgãos hospitalares e demais órgãos da saúde, facilitando a comunicação, estabelecendo o diálogo, inclusive em busca de uma melhor e mais racional judicialização, visando entender as principais demandas para não só ajuizar ações individuais em busca de que se consiga o fármaco , o procedimento cirúrgico ou os demais serviços de saúde, mas também como uma medida estratégica, entender como está funcionando a saúde no Piauí, quais as principais deficiências dos órgãos, para que nós possamos atuar inclusive na política de saúde enquanto Defensoria, que é uma Instituição constitucionalmente posicionada nesse sentido. Foi uma visita muito exitosa, estabelecemos o primeiro diálogo como o diretor do HGV, nos foram repassadas as principais demandas, dificuldades colocadas e firmado contato para agilizar nossa busca de informações e a tentativa de muitos procedimentos serem resolvidos extrajudicialmente.  Vimos que muitas demandas não conseguem ser efetivas pela ausência de estruturas do próprio hospital que depende da Fundação Hospitalar na questão de insumos e manutenção, e de problemas com pessoal e outros órgãos da rede. Nesse sentido foi muito proveitosa essa reunião, a primeira de muitas visitas institucionais para vermos a melhor forma de atuar junto à saúde pública no Piauí”, diz o Defensor.