Notícias

Defensoria vai elaborar relatório sugerindo melhorias para o sistema Inthegra

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 28, março de 2018 às 11:39
Defensora Pública durante vistoria no Terminal Bela Vista

Defensora Pública durante vistoria no Terminal Bela Vista

A Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou na última terça-feira, dia 27, uma inspeção junto ao Sistema de Transporte Inthegra, que está sendo implantado em Teresina. O objetivo foi verificar se estão sendo atendidas especificações previstas em lei no tocante ao atendimento da população, especialmente no que se refere a idosos e pessoas com deficiência.

A vistoria foi realizada pela Defensora Pública Dra. Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti, Titular da 2ª Defensoria Pública do Idoso e equipe.

Foram vistoriados os terminais Livramento e Itararé, ambos no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina; assim como os terminais Bela Vista e Parque Piauí, na zona Sul da capital.

A Defensora Pública e sua equipe registraram as reclamações que foram feitas pelos usuários do serviço, assim como verificaram itens de acessibilidade inadequados, os quais constarão em relatório que será apresentado.

“Diante da novidade desse serviço público municipal, chegaram algumas reclamações ao Núcleo Especializado de Proteção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Publica, sendo importante a verificação in loco do funcionamento do Inthegra. A Defensoria Publica foi bem recebida pelos agentes da STRANS, funcionários municipais que estavam no local auxiliando com as informações e também por funcionários das empresas de ônibus. Foram ouvidos alguns usuários do serviço, pessoas com deficiência,  idosos e verificadas as instalações das estações e terminais, bem como o funcionamento dos elevadores instalados nos ônibus que transportam pessoas com deficiência de locomoção. Objetiva-se com essa diligência apresentar relatório sugestivo de melhorias que subsidiará um futuro diálogo com a rede que compõe esse serviço”, afirma Dra. Sarah Miranda.