Notícias

Defensoria volta a apoiar a campanha Outubro Rosa

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 02, outubro de 2017 às 18:36
Campanha Outubro Rosa na Defensoria Pública

Campanha Outubro Rosa na Defensoria Pública

 

A Defensoria Pública do Estado do Piauí adere mais uma vez neste ano de 2017, ao movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, uma referência ao laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama, um dos que mais mata mulheres todos os anos. A campanha trata sobre a importância da prevenção e estimula a população, empresas e entidades a adotarem o uso da tonalidade rosa como uma forma de alerta.

Durante todo o mês de outubro o site da Defensoria Pública passa a adotar a tonalidade rosa, em substituição ao verde que representa a Instituição. Servidoras, servidores, estagiários e estagiárias, Defensoras e Defensores Públicos também estão adotando o uso do laço rosa.

Durante o mês de outubro a Defensoria Pública vai desenvolver, por meio do Centro de Apoio Multidisciplinar, que conta com os assistentes sociais Valéria Miranda de Araújo e Mercês Krystine Araújo Silva,  atividades voltadas para o alerta relacionado a Campanha de Combate ao Câncer de Mama. Nesta segunda-feira, dia 02 de outubro, foi feita a entrega do laço rosa a todos os que compareceram ao Núcleo Central da Defensoria Pública. No dia 16 acontecerá palestra sobre “A importância da prevenção à Saúde da Mulher”, proferida pela Coordenadora de Atenção a Saúde da Mulher do Governo do Estado, Maria Artemis Moura Fé. Dia 23 a Coordenadora do Programa “Amigos do Peito”, Ana Amélia, falará sobre “O Câncer de Mama e o Impacto na Vida da Mulher”. As duas palestras serão realizadas no Núcleo Central da Defensoria Pública. Fechando a programação acontecerá no dia 31, uma apresentação do Balet da Cidade.

“Apoiar a Campanha Outubro Rosa é de fundamental para todas as Instituições que prezam pela qualidade de vida e saúde de seus membros e público-alvo. Na Defensoria Pública, que conta com significativo número de mulheres entre suas assistidas, estagiárias, servidoras e Defensoras Públicas, não poderia ser diferente. Adotamos o uso do laço rosa e traremos o rosa da Campanha para o nosso site, através do qual estaremos divulgando informações que destaquem ações voltadas para a prevenção e combate ao câncer de mama. Com esse engajamento a Defensoria Pública busca alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença, que infelizmente ainda é a segunda mais recorrente no mundo”, afirma a Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo (SP), no dia 02 de outubro de 2002 quando foram comemorados os 70 Anos do Encerramento da Revolução. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama que, com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos, iluminaram de rosa o Obelisco em alusão ao Outubro Rosa. Hoje, instituições, órgãos públicos e privados se unem à causa e adotam, como fez a Defensoria Pública, o uso da cor rosa durante o mês de outubro, como um sinal de alerta.