Notícias

Defensorias Regionais irão receber capacitação para utilização do Sistema Solar

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 27, novembro de 2019 às 19:18
????????????????????????????????????

Um dos treinamentos realizados em Teresina

Nesta quinta e na sexta-feira, dias 28 e 29, serão realizadas novas capacitações, para a utilização do Sistema de Solução Avançada em Atendimento de Referência – Solar, na Defensoria Pública do Piauí. Na quinta-feira o treinamento acontece na Defensoria Pública de Floriano e na sexta-feira nas sedes das Defensorias Públicas de Picos e Parnaíba, bem como no auditório da Casa de Núcleos, em Teresina.

Considerada uma das melhores ferramentas para atendimento no meio jurídico atualmente, o Solar foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia de Informação (TI) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), que prestou toda a assistência necessária à DPE-PI tanto na disponibilização do Sistema como na capacitação dos profissionais da TI local.

Os treinamentos para a utilização do Solar pelas equipes da DPE-PI iniciaram em setembro do corrente ano, quando veio a Teresina o analista de Tecnologia da Informação da Defensoria Pública do Tocantins, Lucas Abreu, que apresentou detalhes do Sistema no auditório da Casa de Núcleos. Após essa etapa vêm sendo realizas capacitações por Diretoria, oportunizando que possam ser esclarecidas dúvidas. As capacitações são ministradas pelo Diretor Administrativo da Defensoria, Dr. Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro e pelos  desenvolvedores da Coordenação da Tecnologia da Informação da Defensoria Tonny Cleuton de Lima Nascimento e Guilherme Cássio Oliveira Holanda.

Para Tonny Cleuton Nascimento, as informações repassadas estão sendo bem absorvidas . “O treinamento está sendo bem proveitoso. A curva de aprendizagem das pessoas está sendo surpreendente, mostrando que estão pegando fácil como funciona o Sistema, algumas dificuldades  já eram previstas, mas estão bem abaixo do que estávamos esperando, o que é muito bom. Já existe portaria determinando que a partir do dia dois de dezembro toda a Defensoria Pública do Piauí deve utilizar esse Sistema”, diz, complementando que durante os treinamentos é feita a demonstração do Solar com suas principais funcionalidades.

Entusiasta da utilização do Sistema, Dr. Ivanovick Feitosa destaca os benefícios que serão alcançados pela Instituição. “O Solar representa uma mudança de paradigma, trata-se de uma ferramenta que chega para facilitar a adoção de fluxos uniformizados pela Defensoria, permitindo um trabalho integrado com os sistemas do Tribunal de Justiça,  o que facilitará sobremaneira o trabalho dos Defensores e Defensoras, refletindo-se em um ganho significativo na prestação do atendimento aos nossos assistidos. Com essa implantação a Defensoria Pública do Piauí moderniza suas práticas relacionadas a atividade fim, contando inclusive com a criação de um banco de dados com informações completas dos nossos assistidos, bem como com modelos de peças processuais criadas por nossos próprios Defensores e Defensoras. Com o Solar estamos atendendo  parte do  projeto de aparelhamento, modernização e segurança, previstos no Plano Estratégico da Defensoria ”, afirma.

Para o Defensor Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques, a implantação do solar veio para garantir uma prestação de serviços cada vez mais eficiente pela Defensoria Pública. “O Sistema Solar será de grande valia para garantir um atendimento mais célere, proporcionando um retorno mais pontual aos nossos assistidos, já que teremos condições de acompanhar muito mais eficazmente o histórico de cada um dentro da Instituição. Reafirmamos nossos agradecimentos à Defensoria Pública do Tocantins, que nos cedeu esse Sistema e muito colaborou no treinamento de nosso pessoal de Tecnologia da Informação, para que o Solar pudesse ser implantando aqui com eficácia e tranquilidade. Com o Solar também estamos garantindo maior segurança e praticidade ao trabalho desenvolvido pelos nossos Defensores e Defensoras, servidores, colaboradores e estagiários. É a Defensoria Pública dando mais um significativo passo para sua modernização.”, ressalta.