Notícias

Direitos das Pessoas idosas e com deficiência foram abordados no Curso Defensoras Populares

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 07, novembro de 2022 às 10:41

Direito das  Pessoas idosas

Os direitos das pessoas idosas e das pessoas com deficiência foram abordados no último sábado (05), pela Defensora Pública Sara Maria Araújo Melo, durante o 6º Módulo do Curso Defensoras Populares, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí sob a Coordenação da Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.

O Curso, que está em sua quarta edição, é realizado por meio virtual possibilitando a participação de mulheres não só de Teresina, mas também do interior do Piauí e de outros estados do Brasil, a exemplo do Amazonas e do Rio de Janeiro.

Durante toda a tarde as participantes puderam ser esclarecidas sobre o tema de forma clara e objetiva. A Defensora Pública Sara Melo, que é titular da 1ª Defensoria Pública do Idoso, destacou o ganho que o curso possibilita para as participantes e suas comunidades. “Quero dizer da relevância e sucesso deste curso na formação e capacitação de mulheres, líderes comunitárias, para que possam replicar a importância e defesa de direitos de tantas pessoas nas comunidades onde vivem. Por outro lado, realça a importância da Defensoria Pública, enquanto Instituição, essencial ao regime democrático”, disse.

A Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, reafirmou a pertinência do curso e a contribuição prestada pela facilitadora. “O Curso Defensoras Populares, além de capacitar as lideranças comunitárias femininas já existentes, também é uma oportunidade para formação de novas lideranças, com isso ganham as comunidades que passam a ter mais informações sobre os serviços prestados pela Defensoria, além das orientações necessárias para o acesso à Instituição e ainda um apoio eficaz na luta pelas garantias de seus direitos. Agradecemos a participação da Defensora Pública Sara Melo, que muito contribuiu para a formação dessas lideranças, ao nos proporcionar uma tarde extremamente enriquecedora e produtiva em relação aos direitos das pessoas idosas e com deficiência”.

O Curso é fruto do projeto Defensoras Populares e além da coordenação da Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, conta em sua execução com a participação das Defensoras Públicas Lia Medeiros do Carmo Ivo e Verônica Acioly de Vasconcelos, do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência de Teresina.