Notícias

Diretora Cível da Defensoria participa de cerimônia de apresentação dos resultados da 14ª Semana Nacional de Conciliação

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 13, dezembro de 2019 às 12:14
Cerimônia aconteceu no auditório do TJ/PI

Cerimônia aconteceu no auditório do TJ/PI

A Diretora Cível da Defensoria Pública, Dra. Sheila de Andrade Ferreira, representou o Defensor Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques na cerimônia  ocorrida na última quinta-feira (12), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, durante a qual forma divulgados da 14ª Semana Nacional de Conciliação, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), da qual a Defensoria Pública é parceira.

A cerimônia contou com apresentação musical do coral Raios de Sol, seguida de orquestra sinfônica. Na sequência, a Promotora de Justiça Dra. Flávia Cordeiro ministrou palestra sobre “Justiça Restaurativa e a Cultura da Paz”.

Participaram da solenidade, autoridades como os Desembargadores Dr. Ricardo Gentil, Coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado do Piauí (GMF-PI) e Dr. Fernando Lopes, Diretor-Geral da Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI); o Juiz e Coordenador do Cejusc em Teresina, Dr. Virgílio Madeira; o Juiz auxiliar da Corregedoria de Justiça do Estado do Piauí, Dr. Manoel Dourado; e a Delegada Eugênia Villa.

De acordo com os dados apresentados, foram realizadas durante a Semana 3.391 audiências, com 1.134 acordos homologados, envolvendo montante superior a R$ 8 milhões. Ao todo 304 conciliadores e 220 colaboradores da Justiça trabalharam durante a ação.

Para o, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, Presidente do TJ/PI falou sobre o que representa a Semana de Conciliação para o Estado. “Só nessa Semana, com os acordos, nós movimentamos 8 milhões de Reais. Para uma economia como a do Piauí, esse número é muito significativo, mas, acima disso, o que nos deixa satisfeitos é a cultura da paz que está sendo difundida, os acordos e a promoção da conciliação entre as partes”, afirmou.

Sobre os resultados da Semana Dra. Sheila de Andrade diz que “Mais uma vez, a Defensoria Pública participou ativamente da Semana Nacional da Conciliação, com a colaboração de todos os Defensores e desempenhou um papel fundamental na elaboração de grande parte dos acordos entabulados. Portanto, os números apresentados também são reflexo de um esforço defensorial para promoção das conciliações. Destacando, ainda, o Projeto “Eu tenho Pai”, cujas resultados dos exames de DNA foram abertos na referida Semana o que gerou frutos positivos, incrementando uma cultura de pacificação social sem conflito”, afirma.

 

Com dados do TJ/PI