Notícias

Dr. Erisvaldo Marques dos Reis é nomeado Defensor Público Geral do Piauí para o Biênio 2019/2021

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 28, fevereiro de 2019 às 15:23
Nomeação aconteceu no Gabinete do Governador

Nomeação aconteceu no Gabinete do Governador

O Defensor Público Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, foi o escolhido pelo Governador Wellington Dias para o cargo de Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Biênio 2019/2021. A nomeação aconteceu nesta quinta-feira (28), no Palácio de Karnak,  em audiência entre o Governador e a atual Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes. O momento foi prestigiado por Defensoras e Defensores Públicos, Secretários de Governo, Deputados, Vereadores, servidores e colaboradores da Defensoria Pública.

Dr. Erisvaldo Marques é o atual Subdefensor Público Geral do Estado do Piauí, cargo exercido desde 2015, por duas gestões, e do qual havia se afastado em janeiro deste ano, para concorrer à formação da Lista Tríplice, que é composta pelos três Defensores Públicos mais votados por seus pares.

Nomeação aconteceu no Gabinete do Governador

Defensores Públicos prestigiaram a nomeação

A eleição da Lista tríplice aconteceu no último dia 25. Dr. Erisvaldo Marques foi  eleito com 66 votos. O Defensor Público Dr. Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro foi o segundo colocado com 59 votos e o Defensor Público Dr. João Castelo Branco Vasconcelos Neto ficou em terceiro lugar, com 58 votos.

A escolha do Chefe do Executivo se deu após receber a Lista Tríplice da atual Defensora Pública Geral do Piauí, na noite da última quarta-feira (27). “Eu quero agradecer aos Defensores e Defensoras e faço isso através da Dra. Hildeth Evangelista,  que esteve à frente desses dois últimos mandatos. Ela, que tem uma dedicação muito especial, fez avançar a Defensoria, com mais Defensores, com a presença em mais regiões do Estado, cuidando principalmente da proteção. Quando quiseram cortar por exemplo Bolsa Família e o Benefício da Prestação Continuada, a Defensoria estava lá, cuidando da defesa dos mais necessitados. Além disso, eu sempre digo que o Defensor é, da parte do Estado, o advogado das pessoas que não têm condições de pagar um advogado, garantindo a legitima defesa ou o pleito junto ao Judiciário. Aqui, nomeamos o Dr. Erisvaldo Marques, que já é da equipe, que tem toda uma história de muito trabalho, muita dedicação. Fiz a escolha dele e confio, pelo Estado do Piauí, na continuidade deste trabalho. Estamos investindo para a conclusão da obra da nova sede da Defensoria na capital, com reforma e equipamentos e vamos buscar, durante este mandato, trabalhar juntos pelos interesses maiores do Piauí”, disse o Governador Wellington Dias.

Dra. Hildeth Evangelista destacou a satisfação em passar o mandato para alguém que dará continuidade aos avanços alcançados. “Saímos com essa satisfação de termos cumprido a nossa missão institucional nestes dois Biênios. De termos honrado o compromisso com os Defensores, com o Governador e com a população do Estado do Piauí. Está sendo nomeado agora o nosso Subdefensor, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, para dar continuidade a esse trabalho, a esse desafio da Defensoria Pública, que é levar o acesso à Justiça gratuita e integral a todos os necessitados. Sabemos que a Defensoria Pública faz a diferença e é instrumento de transformação social aonde está presente. Vamos continuar com esse desafio de interiorização e fortalecimento da nossa Instituição”, afirmou.

Governador assinou decreto na manhã desta quinta-feira

Governador assinou decreto na manhã desta quinta-feira

O Defensor Público Geral nomeado, Dr. Erisvaldo Marques, falou sobre os rumos da Defensoria Pública em sua gestão. “Nosso principal desafio é conseguir um incremento no Orçamento. A procura pelos serviços da Defensoria é cada vez maior. De 2017 para 2018 registramos um acréscimo de 30 mil pessoas procurando a Instituição. É um momento de crise no país e essa demanda aumenta mais ainda. Vamos conversar com o Governador do Estado, com os representantes da Assembleia, para que possibilitem termos um Orçamento mais compatível e com isso teremos mais Defensores Públicos, poderemos estruturar melhor as Defensorias já existentes para que, no final as pessoas sejam as principais beneficiadas com a disponibilização de mais serviços. Estamos hoje em trinta e duas Comarcas de um total de sessenta, muitas já precisam de reforços em razão dessa crescente demanda. Quero agradecer ao reconhecimento da Classe e ao Governador pela confiança para conduzir a Defensoria Pública nesses próximos dois anos”, afirmou Dr. Erisvaldo Marques.

O Defensor Público Geral nomeado é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPB e especialista em Direito Público pelo CEUT em parceria com o TCE/PI. É ex-Assessor Jurídico do TCE/PI. Em 2008 ingressou na Defensoria Pública do Estado, atuando em várias Regionais, sendo Titular das Regionais de Elesbão Veloso e da 1ª Defensoria Pública Regional de Campo Maior. Atuou na Defensoria Itinerante e atualmente é Titular da 3ª Defensoria Pública do Tribunal do Júri da Capital.