Posse Dr. Erisvaldo Marques dos Reis Biênio 2019-2021
Em Sessão Solene do Conselho Superior da Defensoria Pública, foi empossado nesta quinta-feira(28), o novo Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis. A solenidade conduzida pela Presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, que deixa o cargo de Defensora Pública Geral, após dois mandatos. O momento contou com a presença de inúmeras autoridades, entre as quais a Vice-Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, que representou o Governador Wellington Dias.
Regina Sousa, fez questão de destacar o papel exercido pela Defensoria Pública “Inicio ressaltando a Missão da Defensoria Pública, que é garantir ao vulnerável assistência jurídica integral e gratuita , judicial e extrajudicial, no âmbito individual e coletivo, assegurando os seus direitos humanos. Esse também foi o norteamento que escolhi ao assumir essa equipe de governo, a garantia de direitos humanos. É preciso tratar daqueles de quem o Estado não chega perto e nem chegam perto do Estado. Essa questão de direitos humanos arrepia muita gente. É preciso muita coragem para defendê-lo. Temos uma população invisível que precisa de atenção. Esse é o grande papel da Defensoria Pública”, afirmou. Também se manifestaram a Presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos, Dra. Ludmilla Maria Reis Paes Landim e o Ouvidor da DPE-PI, Nayro Victor Lemos Leite.
Dr. Erisvaldo Marques assina termo de posse
Em seu discurso de despedida, Dra. Hildeth Evangelista agradeceu a todos os que fizeram parte de sua gestão, aos quais dedicou as vitórias alcançadas. A Defensora também elencou os avanços alcançados pela Instituição. “Fui escolhida duas vezes pelo Governador Wellington Dias para gerir a Defensoria Pública. O dom de agradecer é uma dádiva e hoje me transformo em agradecimentos pela escolha sucessiva e discricionária do nosso nome, bem como pela concessão administrativa da nossa autonomia orçamentária, financeira, marco decisivo da nossa afirmação Institucional, ainda em constante consolidação. Me tornei gestora com uma vontade enorme de acertar, de fazer o melhor pela Defensoria Pública. E como não se faz absolutamente nada sozinho, fui contemplada com a melhor equipe de gestão que eu poderia ter, competente e compromissada. Foi um período de aprendizado mútuo. Importante dizer que a Defensoria Pública provoca uma transformação em cada um de nós. É impossível passar por ela e não vivenciar o seu espírito de solidariedade, a vontade de mudar o estado das coisas. Em cada atendimento que realizamos , cada história que conhecemos, a liberdade que alcançamos ou direito que garantimos, sentimos a grandeza de ser Defensor ou Defensora. Mas são muitos os desafios e não podemos prescindir de um planejamento orçamentário, para exercer adequadamente o papel da Instituição, faz-se necessário um orçamento compatível com sua demanda, que não é pequena. Ao meu amigo, ex Subdefensor-Geral, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, agradeço por toda a lealdade, disponibilidade, paciência e prudentes conselhos, ao gerir a Defensoria comigo nos últimos quatro anos.Desejo uma gestão exitosa, muita sabedoria e discernimento nas suas decisões. Sei que a Defensoria recebe um grande homem como gestor. Agradeço mais um vez a todos, que venham outros gestores que façam mais e muito melhor por nossa Instituição. Avante DPE-PI!, destacou Dra. Hildeth Evangelista.”
Dr. Hildeth Evangelista destacou os avanços da DPE
Após agradecer a presença das autoridades, Defensores, Defensoras, servidores e familiares presentes, o novo Gestor da Defensoria Pública destacou os avanços e os próximos passos da Instituição. “É o momento de, resumidamente, destacar os objetivos da nova gestão para os próximos dois anos, assim como de reafirmar o compromisso da Defensoria Pública do Estado do Piauí com os seus usuários, pessoas que muitas vezes só têm a Defensoria para recorrer. Sou muito grato por ser Defensor Público, profissão que me fez crescer como ser humano e que me possibilitou ajudar milhares de pessoas ao longo desses quase onze anos de carreira. Temos como inspiração as lições e a perseverança de grandes seres humanos, que lutaram contra injustiças, como Nelson Mandela, que já afirmou que “algumas coisas sempre parecem impossíveis, até que sejam realizadas”.Foi com esse pensamento nos norteando que, em 2015, como integrante da gestão de Dra. Hildeth Evangelista, ousamos e, após quatro anos temos uma Instituição mais estruturada, modernizada e de maior credibilidade na sociedade piauiense. E muitos sonhos que eram considerados impossíveis ou de difícil implantação, hoje são uma realidade. A efetivação da autonomia administrativa e financeira em 2016, sem dúvida, foi uma das conquistas ao longo da história da Defensoria, conquista esta que teve participação fundamental do Governador Wellington Dias, a quem agradecemos nesta oportunidade, aqui representado pela Vice-Governadora Regina Sousa. A estruturação da Defensoria implicou no aumento da confiabilidade e em mais qualidade dos serviços prestados, fazendo com que cada no mais pessoas nos procurassem, resultando em um aumento crescente nos nossos atendimentos, que entre os anos de 2015 e 2018, foi de quase 100 mil a mais”, ressaltou.
Defensoras e Defensores Públicos prestigiaram a posse
Dr. Erisvaldo Marques também destacou os desafios. “Suceder Dra. Hildeth Evangelista diante de tantos avanços alcançados é desafiador e ao mesmo tempo nos serve de estímulo. Os desafios serão muitos. Ter um orçamento melhor e próximo dos demais entes do Sistema de Justiça estadual, sem dúvidas será o maior deles. É preciso buscar uma gestão focada no planejamento, direcionando o atendimento para que seja cada vez mais humanizado, garantindo os direitos humanos a todos que nos procuram. Já conseguimos ultrapassar inúmeras barreiras e vamos continuar essa caminhada em busca de uma sociedade justa e igual, sem receio do futuro. Superamos inúmeros obstáculos e vamos continuar superando”, afirmou o Defensor Público Geral.
A Sessão Solene na qual ocorreu a posse do Dr. Erisvaldo Marques foi prestigiada pelos representantes do Sistema de Justiça e demais autoridades, como Deputados, Presidente do TJ/PI, Desembargadores, Procurador-Geral de Justiça, Defensores Públicos, Juízes, Promotores, Presidente do TCE, Vereadores, Secretários de Governo, advogados, representantes de movimentos sociais e assistidos.