Notícias

Dra. Hildeth Evangelista participa do Encontro de Governadores do Nordeste

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 06, março de 2018 às 18:36

_DSC0696 redcapa

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, participou nesta terça-feira, dia 06 de março, do Encontro de Governadores do Nordeste realizado no Espaço Coco Bambu. Na oportunidade, os Governadores de 9 Estados trataram sobre a implementação de um plano de segurança comum,  que leve também ao desenvolvimento de políticas públicas para essa esfera das administrações estaduais.

Os Governadores também analisaram a criação de um fundo nacional para segurança, proposta apresentada pelo Governo Federal, no último dia 1º,  durante reunião em Brasília,  com os líderes estaduais de todo o país.

Foi apresentado ainda pelo Piauí  um Sistema de Inteligência  e Planejamento de atuação para o combate às facções criminosas. Por se tratar de um tema de máxima segurança, essa parte do evento foi destinada somente às autoridades presentes à mesa.

“Com uma estratégia desenvolvida em conjunto pelos estados do Nordeste a partir de um termo de cooperação, teremos condições  de integrar forças e recursos para uma ação conjunto dos nove estados. Dentro dessas perspectiva de multiplicar esforços poderemos desenvolver ações pontuais, que reduzam essas ações  criminosas. É importante tratar sobre o posicionamento do Nordeste dentro desse eixo, para que tenhamos condições de êxito em relação a área da violência. Acreditamos que é possível  ter um plano com definição de metas a médio e longo prazo”, afirmou o Governador, destacando a necessidade de firmação de um termo de cooperação do Nordeste.

Os Governadores analisaram também a  Carta de Teresina, documento redigido por Secretários de Segurança e de Justiça de vários estados, que se encontraram em Teresina, na última segunda-feira (5), como parte da agenda do Encontro de Governadores.  O documento traz as prioridades a serem trabalhadas no âmbito da segurança pública, destacando pontos como  modernização do sistema penitenciário e a redução do feminicídio e violência contra a mulher.

“Trazer a segurança pública para um debate sério e amadurecido, como o que ocorreu nesta terça-feira no Encontro de Governadores do Nordeste, representa um compromisso assumido com a população, que realmente carece de medidas  capazes de proporcionarem garantias de segurança. A Defensoria Pública está pronta para colaborar, dentro da esfera que lhe compete, especificamente com a atuação dos nossos aguerridos Defensores Públicos da área criminal, no sentido de buscar um Estado cada vez mais fortalecido dentro dessa área que é tão delicada e essencial para a população”, afirma a Defensora Pública Geral, Dra. Hildeth Evangelista.