Notícias

Em alusão ao mês da mulher, Defensoria irá promover palestra para debater a importância da participação feminina nos espaços de poder

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 22, fevereiro de 2022 às 13:19

WhatsApp Image 2022-02-22 at 09.45.31

Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), em alusão ao mês da mulher, irá promover no próximo dia 25 de março, a palestra: “A importância da participação da mulher nos espaços de poder”, com a Defensora Pública do estado de Rondônia, Débora Machado Aragão.

A palestra terá mediação das Defensoras Públicas, Lia Medeiros do Carmo Ivo – Coordenadora do Núcleo Especializado da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da DPE/PI, e Verônica Acioly de Vasconcelos – titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher.

A Defensora Pública e palestrante do evento, Débora Machado, atua como Coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) da DPE/RO; preside a Associação das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos do Estado de Rondônia (Adepro); e é Mestranda em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

De acordo com o último levantamento coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela ONU Mulheres, com o apoio da organização IDEA Internacional, com dados relativos ao ano de 2020, o Brasil é o 9º colocado em uma lista de 11 países da América Latina em relação aos direitos e representação feminina.

A Coordenadora do Núcleo Especializado da Mulher, Lia Medeiros, comenta sobre a importância em se discutir formas de garantir e ampliar a participação feminina nesses espaços. “Nós sabemos que a participação das mulheres ocupando espaços de poder ainda é muito menor do que o desejável, e isso reflete a desigualdade da nossa própria sociedade. O evento do dia 25 de março será muito importante para que nós possamos debater o tema. A palestrante colocará a importância dessa participação feminina. O evento será aberto, e teremos espaço para colocações, no sentido de que a gente possa refletir e avançar e até pensar na estratégia de como garantir uma maior participação feminina. “.

A exemplo da ausência de participação das mulheres em espaços de poder, a Defensora Pública ressalta que estamos em um ano eleitoral, onde a ausência da participação das mulheres fica mais evidente, em razão das poucas candidaturas femininas registradas. “Nós estamos em um ano eleitoral, e que apesar das diversas legislações que têm sido editadas no sentido de garantir a participação feminina, nós vemos que, muitas vezes, na prática ela ainda não é efetivamente implementada […] Seja pelo percentual ainda não ideal, ou seja por candidaturas de ‘fachada’ […]”, comenta.

O evento será realizado no formato virtual, através da plataforma Zoom, e contará com transmissão simultânea pelo canal oficial da Defensoria Pública do Estado do Piauí, no Youtube (clique aqui).

As inscrições poderão ser realizadas até as 14h do dia do evento, (25 de março). A Esdepi esclarece que a certificação será emitida apenas para os participantes que efetivarem a inscrição prévia, que pode ser feita no link: http://cursos.defensoria.pi.def.br:8083/verificar-cadastro/45.