ESDEPI

Diretoria da Escola Superior da Defensoria Pública

Escolas Superiores das Defensorias Públicas realizarão programação conjunta com temas de interesse da Instituição durante a pandemia

escdepi

A Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho, participou na última sexta-feira (08), da primeira reunião por videoconferência das Escolas Superiores das Defensorias do Brasil, tendo por objetivo a discussão de um calendário de atividades relacionado às comemorações do Dia do Defensor Público, que transcorre em 19 de maio.

Tendo sido a propositora da reunião, que foi Extraordinária, Andrea Melo avalia que o debate foi produtivo e permitiu que as Escolas alinhassem os trabalhos que vêm realizando durante o período da pandemia.liveesd

Em respeito à programação já definida para o dia 19 pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), que deve realizar uma série de lives na semana dedicada aos Defensores Públicos, assim como possíveis programações já definidas pela Gestão de cada Estado dentro de suas realidades, Diretores e Diretoras das Escolas optaram pela realização posterior de um evento virtual conjunto, durante três semanas, nas quais por meio de lives serão tratados temas ligados ao atual momento de isolamento social ocasionado pela pandemia e dos quais participarão Defensores Públicos de estados diversos, permitindo uma troca produtiva de informações sobre as ações realizadas. Nas lives oferecidas nessas semanas deverão ser discutidos temas como saúde, novas tecnologias e também o racismo, que é o tema da campanha da Anadep.

Andrea Melo explica que a proposta para votação e definição desses temas, bem como a formatação das três semanas ficarão a cargo do Secretário das Escolas Superiores, Defensor Público Rafael Folador Strano, do Estado de São Paulo, que repassará os dados em uma próxima reunião para que possa ser fechada a pauta conjunta. A Diretora também se diz satisfeita por ver que o desempenho da Esdepi vem superando Escolas bem mais estruturadas. “Para nossa surpresa temos realizado bem mais atividades que as demais Escolas, fazendo uma certa diferença mesmo com todas as limitações que temos. Os demais diretores gostaram muito, por exemplo, do Boletim da Pandemia, uma ideia da nossa Coordenadora, Defensora Pública Rosa Viana, que traz as ações realizadas pelos Defensores Públicos nesse período de isolamento social. A sugestão foi que o Boletim tenha uma versão nacional conjugando decisões e petições dos Defensores de todo o país, o que inclusive poderá auxiliar muito o trabalho em cada estado durante esse período, a partir do compartilhamento e adoção das medidas tomadas. Importante frisar que entendemos que todos os Defensores e Defensoras estão sobrecarregados nesse período de trabalho remoto, o que justifica as readequações no trabalho e programação ofertada pelas Escolas Superiores das Defensorias Públicas do Brasil”, afirma a Diretora da Esdepi.