A Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi) dará prosseguimento nesta semana às lives por meio do Instagram @defensoriapiaui, com informações sobre a Instituição. A primeira acontecerá na quarta-feira (15), às 16h tratando sobre Violência Contra a Mulher Em Tempos de Isolamento. A segunda acontece na quinta-feira(16), também às 16h, detalhando o funcionamento da Diretoria de Primeiro Atendimento da Instituição. As duas lives têm o propósito de esclarecer dúvidas dos assistidos pela Defensoria, bem como informar toda a população sobre o trabalho desenvolvido pela Instituição em suas várias áreas de atuação.
Na quarta-feira (15) a Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Lia Medeiros do Carmo Ivo, acompanhada da assessora do Núcleo, Lígia Maria Soares de Moura, abordarão o aumento dos casos de violência contra a mulher , que vem sendo agravado pelo isolamento social imposto pelo risco de contágio do Novo Coronavírus. “Sabemos que aumentaram os casos no mundo inteiro e que paralelo a isso existe uma grande subnotificação ocasionada tanto pela modificação na forma de prestação dos serviços da rede de proteção, como também por conta do isolamento social que dificulta o deslocamento da mulher, o acesso à informação e claro, também tendo em vista os últimos feminicídios ocorridos, como o da médica aqui em Teresina e de uma mãe morta pelo filho em Timon, resolvemos fazer a abordagem desse tema”, informa Lia Medeiros.
Na quinta-feira a Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento e a assessora técnica Jussiara de Sousa Santiago Monteiro tratarão sobre o trabalho desenvolvido pela referida Diretoria. “Vamos explicar quais as funções da Diretoria, lembrando que ela é a porta de entrada dos atendimentos cíveis da Instituição, que são as ações de Família, as ações e indenização e contra a Fazenda Pública que não estejam dentro da competência dos Juizados Especiais. Vamos abordar como tem sido o funcionamento da Diretoria nesse período de isolamento social, quais as causas mais comuns e inclusive responder dúvidas e questionamentos sobre como têm se dado as respostas às ações que temos demandado, além de qualquer outro esclarecimento que seja de interesse da população”, explica Patrícia Monte.
A Diretora da Esdepi, Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho diz que a intenção é levar a Instituição ainda mais perto da população. “Essa ideia das lives surgiu da necessidade de manter uma comunicação mais direta com nosso assistido, até porque essa distância presencial atrapalha muito nosso serviço, haja vista que o nosso público precisa de explicações mais detalhadas. Então a intenção é exatamente ajudar a Defensoria nessa comunicação, aumentar os esclarecimentos para a população, tirar eventuais dúvidas que realmente estão surgindo, além de informar nossos telefones de contato, para que possam interagir mais com a gente e também colocar o Defensor conversando diretamente com o assistido como sempre fazemos em nossos serviços. Às quintas-feiras estaremos sempre abordando um dos serviços prestados pela Defensoria por meio de suas Diretorias e Coordenações, mas também durante a semana abordaremos algum tema que seja relevante ou tenha alcançado mais expressividade. ”, explica.
A primeira live disponibilizada pela Esdepi aconteceu na última quinta-feira (09) com os Defensores Públicos Dárcio Rufino de Holanda, Diretor Criminal e Viviane Pinheiro Pires Setúbal , Coordenadora do Sistema Prisional, que abordaram o tema Direito Criminal, sendo visualizada por mais de 250 pessoas entre Defensoras e Defensores Públicos, servidores, estagiários e colaboradores da Defensoria, além de familiares de assistidos pela Instituição.