Notícias

Formada Lista para Ouvidor ou Ouvidora da Defensoria Pública do Piauí

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 17, novembro de 2022 às 16:03

Formada Lista para Ouvidor ou Ouvidora da Defensoria Pública do Piauí

A Defensoria Pública do Estado do Piauí concluiu, na tarde desta quinta-feira (17), o processo para formação da Lista Tríplice para escolha da nova Ouvidora ou do novo Ouvidor-Geral da Instituição. A eleição aconteceu no auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Instituição, em Teresina,  e foi coordenada pela Comissão Eleitoral presidida pela Defensora Pública Sarah Vieira Miranda, tendo como Vice-Presidente o Defensor Público Dárcio Rufino de Holanda  e como Secretário o Defensor Público Gervásio Pimentel Fernandes.

Djan Moreira, com 59 votos válidos e Mara Reyjane Teixeira, com 03 votos válidos,  são os candidatos escolhidos pelos representantes da sociedade civil. A Lista será  enviada ao Conselho Superior da Defensoria Pública que, por sua vez, indicará a nova Ouvidora ou o novo Ouvidor Geral Externo da Instituição.

O Conselho Superior da DPE-PI realizará sessão destinada à escolha, pelo voto secreto, da pessoa que exercerá o mandato na Ouvidoria-Geral. O nome do escolhido ou escolhida será encaminhado ao Defensor Público Geral para a respectiva nomeação e posse.

O candidato e a candidata falaram sobre o que representa participar do processo. “Recebo com muita humildade esse resultado. Essa é a quarta vez que participo de uma eleição para Ouvidor e, nas que conseguimos entrar para a Lista Tríplice, somos o mais votado pela sociedade civil. Fica aqui o meu agradecimento a todos e todas que acreditaram no nosso nome. Agora é  batalhar junto ao Conselho Superior no dia da sabatina”, disse Djan Moreira.

“O processo foi muito democrático, muito participativo. Nós sabemos que na história da humanidade nós mulheres somos, e ainda somos, excluídas de vários lugares de fala e de poder também. Então, nesse sentido, disponibilizei meu nome para ser candidata a Ouvidora da Defensoria Pública do Estado do Piauí, vendo a oportunidade de elevar a voz da mulher e porque eu sei que a Defensoria é uma Instituição extremamente inclusiva, combatente e defensora dos grupos vulnerabilizados, do qual nós mulheres fazemos parte. Acredito no processo,  foi bem realizado, extremamente verdadeiro, honesto, e estou na torcida de que possamos estar à frente da Ouvidoria da Defensoria Pública do Piauí se o Conselho Superior achar conveniente”, pontuou.

A Presidente da Comissão Eleitoral, Sarah Miranda, considerou o pleito tranquilo. “Quero agradecer a todos que participaram do processo de escolha. Foi realmente um processo democrático que permitiu a participação da sociedade civil  de forma bem democrática. Agradeço também aos candidatos. Enviaremos o resultado para publicação no Diário Oficial do Estado e também ao Conselho Superior da Defensoria que fará a escolha da pessoa que ocupará o cargo de Ouvidor-Geral da Instituição para o Biênio 2022/2024”, ressaltou.

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, falou sobre o processo de formação da Lista Tríplice. “Quero agradecer à Comissão Eleitoral pelo trabalho  feito com muito zelo e entusiasmo, sempre tendo em vista a Instituição e as pessoas por ela assistidas. Agradeço aos candidatos, os dois estão de parabéns por fazerem parte desse processo que torna a Defensoria Pública cada vez mais democrática e que vai consolidando e fortalecendo a Ouvidoria Geral Externa dentro da Instituição”, afirmou.

O momento da apuração contou com a participação da Subdefensora Pública Geral, Carla Yascar Bento Feitosa Belchior, de servidores da Defensoria Pública e de representantes da sociedade civil.