ESDEPI

Diretoria da Escola Superior da Defensoria Pública

Live sobre Diretos de Família obteve significativa repercussão

sheirosa

As Defensoras Públicas Sheila Ferreira de Andrade, Diretora Cível da Defensoria e titular da 2ª Defensoria Pública de Família, e Rosa Mendes Viana Formiga, Coordenadora da Escola Superior da Defensoria (Esdepi) e titular da 9ª Defensoria Pública de Família , foram as responsáveis pala live “Assunto da Semana”, disponibilizada pela Esdepi na última quarta-feira (06) no Instagram da DPE-PI. As Defensoras Públicas abordaram o tema “Família – alimentos, revisão e cumprimento de sentença no período da Covid-19”.

Toda semana a Esdepi, que tem a Direção da Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho,  disponibiliza três lives, abordando temas relacionados ao trabalho da Defensoria Pública e que sejam de interesse da população nesse período de pandemia.

As Defensoras analisaram o momento como produtivo e importante no sentido de esclarecer dúvidas da população. “Quero mais uma vez, nesta oportunidade, parabenizar a Esdepi, o Defensor-Geral, a Sub Defensora Geral, a assessoria de imprensa e a todos os envolvidos nas lives semanais que têm acontecido no perfil da Defensoria-PI. Fiquei muito honrada e feliz em poder participar e colaborar na que aconteceu ontem, agradeço pelos convites das Defensoras Sheila e Andrea. Considero extremamente importante, neste momento de pandemia e de trabalho remoto, termos um canal como este, que promove a aproximação com a sociedade e nossos assistidos, presta informações relevantes à população sobre o valoroso trabalho que vem sendo realizado pelos Defensores, colaboradores e estagiários, além do conteúdo de alto nível que vem sendo transmitido em diversas áreas jurídicas pelos participantes. Sinto-me orgulhosa de fazer parte deste projeto!”, afirma Rosa Viana.

Sheila de Andrade destaca a relevância dos temas abordados. “Extremamente importante porque demonstrou que a questão ligada ao Direito das Famílias ainda gera grande repercussão e é uma das demandas  que chama mais atenção do público, pela grande participação e número de perguntas. Ainda é alvo de grandes questionamentos, seja no Primeiro Atendimento,  seja na Diretoria Cível,  porque toca na questão dos alimentos, da subsistência, cujas revisão e execução estão diretamente ligadas a questão da crise financeira gerada pela Covid-19. A live foi proveitosa e fluiu de maneira muito natural, esclarecendo uma série de dúvidas que ainda pairavam em relação ao tema. Em uma hora não conseguimos esgotar o tema e tivemos que iniciar nova live e, mesmo assim, não conseguimos responder todas as perguntas. Percebemos que foi bem vista e bastante elogiada ao longo do tempo pelos participantes. Vemos a live como um canal de comunicação bem fácil e utilizado nesse período de pandemia,  que aproxima o Defensor do Público da Defensoria e da comunidade de maneira geral, esclarecendo dúvidas, trazendo notícias,  atualizando em relação a jurisprudência. Demonstrando que a Defensoria não para e, ao mesmo tempo, tranquilizando a população sobre os posicionamentos a serem adotados em relação  aos tribunais, aos julgamentos, etc”, destaca a Diretora Cível.

Na tarde esta quinta-feira (07) a partir das 16h acontece mais uma live da Defensoria Pública. Dessa vez participam o Diretor de Núcleos da Defensoria e titular da 1ª Defensoria Pública do Consumidor, Alessandro Andrade Spíndola e  a  assessora técnica da Diretoria de Núcleos Especializados, Luana Leal. O Instagram da Defensoria é @defensoriapiaui.