Um total de 1.061 candidatas (os) realizou, neste domingo (24), a prova do XXII Teste Seletivo para Estágio de Acadêmicas (os) de Direito da Defensoria Pública do Estado do Piauí. A prova aconteceu em formato virtual, tendo a Comissão Organizadora do Teste Seletivo enviado o link de acesso sete dias antes às (aos) candidatas (os) que tiveram suas inscrições deferidas. Fizeram a prova, que teve duração de 4 horas, candidatas (os) de Teresina e mais 29 Comarcas do interior do Piauí.
O envio do link, com antecedência de 7 dias úteis da realização da prova, cumpriu o especificado no consta no Art. 18, parágrafo segundo do Edital 001/2022, que deflagrou o seletivo.
Considerado o mais completo na área do Direito, o estágio na Defensoria Pública do Estado do Piauí voltou a registrar procura significativa, com 1.787 pessoas inscritas, sendo que destas 17 se autodeclararam com deficiência e 188 fizeram a inscrição dentro da cota étnico-racial,
O processo é coordenado por Comissão presidida pela Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, tendo como membros titulares a Diretora da Escola Superior da Defensoria, Andrea Melo de Carvalho; a Coordenadora de Estágio, Natália de Almendra Freitas; o Diretor Administrativo, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro e o Coordenador de Tecnologia da Informação, George Vitor de Carvalho Santana.
A Presidente da Comissão, Carla Yáscar Belchior, considera a realização da prova tranquila. “O XXII Teste Seletivo de Estágio para acadêmicas(os) de Direito da Defensoria Pública transcorreu neste domingo, 24de abril, com normalidade. Todas as providências previstas no edital do certame foram devidamente adotadas, os links do formulário de prova enviados na data prevista e hoje, um marco importante com a aplicação das provas objetivas. A Comissão esteve reunida virtualmente através do Zoom, com o Defensor-Geral, a partir das 7h30, para acompanhar a abertura do link, às 8h, até o encerramento da prova, ao meio dia, e pudemos verificar a regularidade da seleção. A próxima etapa ocorrerá no dia 06 de maio, quando as pessoas autodeclaradas negras inscritas nas respectivas cotas passarão por entrevista com a banca de heteroidentificação indicada pela FUESPI. Trata-se de uma seleção importante, que visa a atender tanto a capital quanto especialmente Defensorias Regionais que não tiveram estagiárias(os) selecionadas(os) no último teste, e oportunizar às(aos) estudantes um estágio de alto nível e que muito contribui para a formação profissional das pessoas selecionadas”, afirma.
O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, também destaca a satisfação com a realização da prova. “Novamente foi um processo tranquilo a realização da prova do XXII Teste Seletivo para Estágio de Acadêmicas (os) de Direito da Defensoria Pública do Piauí ocorrida neste domingo, tudo bem coordenado pela Comissão Organizadora, à qual parabenizo na pessoa de sua presidente, nossa Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior. Temos a satisfação de oferecer na Defensoria Pública um dos estágios mais completos na área do Direito, possibilitando um aprendizado qualificado a todas e todos que dele participam. Nossas estagiárias e estagiários também muito contribuem para que possamos continuar oferecendo à população um serviço cada vez mais célere e eficaz”, destaca.