Notícias

Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública orienta moradores da Ocupação Terra Prometida

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 19, junho de 2018 às 14:13
Dr. Igo Sampaio orientou as famílias

Dr. Igo Sampaio orientou as famílias

O Defensor Público Dr. Igo Castelo Branco de Sampaio, do Núcleo Especializado de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Piauí, esteve reunido no último dia 15, com moradores da ocupação Terra Prometida, na zona Sul de Teresina. No local mais de 140 famílias fixaram moradia e pedem a regularização da terra.

Segundo o eletricista  Manoel Alves, um dos moradores da ocupação, procurar a Defensoria Pública foi a forma que as famílias encontraram para garantir o direito à moradia. “Estamos aqui para saber como proceder  para conseguirmos o ganho da terra, já que grande parte das famílias que lá estão não terão para onde ir no caso de termos que sair de lá”, destacou.

Os moradores da área afirmam que o local antes era usado para prática de delitos e reivindicam o direito de permanência, alegando que estando ocupada a área não representa mais um perigo para as imediações.

Dr. Igo Sampaio orientou as famílias presentes, destacando a importância da união e de realizarem ações que fortaleçam  o pedido de regularização. “As pessoas que residem nas regiões próximas, as associações de moradores dos bairros vizinhos,  assim como os órgãos de administração pública, precisam saber que vocês existem e querem cuidar daquela terra. Sabemos que lá já está sendo implantada uma horta comunitária, bem como grupos de mulheres se uniram para levar benefícios para a comunidade. Essa mobilização é necessária. É essencial mostrar que, ocupada, aquela área garante inclusive mais segurança para a região, beneficiando a cidade como um todo. Esse é um importante passo na busca da regularização”, destacou o Defensor, informando ainda que a Defensoria Pública tomará as medidas cabíveis dentro do suporte jurídico que dará aos moradores da ocupação, assim como contribuirá para empoderar as ações daquela comunidade.

Dr. Igo Sampaio orientou os moradores da ocupação

Dr. Igo Sampaio orientou os moradores da ocupação