Notícias

Nudecon realiza reunião com advogados da Cepisa Equatorial objetivando ações conjuntas que beneficiem os assistidos pela Defensoria Pública

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 13, dezembro de 2018 às 16:00
Reunião foi realizada na última segunda-feira

Reunião foi realizada na última segunda-feira

Os Defensores Públicos Dra. Luciana Moreira Ramos de Araújo, Titular da 2ª Defensoria Pública do Consumidor e Coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon) e Dr. Alessandro Andrade Spíndola, Titular da 1ª Defensoria Pública do Consumidor, estiveram reunidos na última segunda-feira, dia 10, na sede do Nudecon, com advogados da concessionária de energia Cepisa Equatorial. Na oportunidade, os Advogados apresentaram o plano da empresa de primar pela resolução extrajudicial dos conflitos, o que foi recebido com grande satisfação pelos Defensores Públicos, considerando que o fornecedor com o maior número de reclamações no Núcleo é a Cepisa.

Durante a reunião, os Defensores Públicos expuseram as principais demandas contra a empresa e os advogados afirmaram que estão estudando a disponibilização de um canal direto para receber os assistidos do Nudecon, numa tentativa de solucionar as reclamações antes mesmo da reunião de mediação designada no órgão. Além disso, os advogados propuseram-se a ceder informativos sobre cadastros especiais na empresa, como o de baixa renda;  e sobre economia de energia, visando uma maior informação aos consumidores mais carentes. Os representantes da Cepisa também manifestaram interesse em acordo com o Nudecon, referente às Ações Civis Públicas propostas contra a empresa já em trâmite judicial.

O Defensor Público Dr.  Alessandro Spíndola, autor de duas Ações Civis Públicas propostas contra a empresa, afirma que essa nova postura da Cepisa vai ao encontro de uma das mais importantes missões da Defensoria Pública, que é a solução extrajudicial dos conflitos, e esse estreitamento de laços da empresa com o Nudecon  poderá trazer grandes benefícios aos assistidos, como a celeridade na solução de problemas.

A Defensora Pública Dra. Luciana Moreira destaca que “quando os órgãos de defesa de consumidores e as empresas sobrelevam a conciliação como importante forma de solução de conflitos, todos saem ganhando, vez que as partes têm maior agilidade e eficiência na resolução de seu conflito, enquanto as empresas economizam ao evitarem disputas judiciais. Assim, espera-se com a atitude da  Cepisa um melhor relacionamento do usuário dos serviços com a empresa e, a médio e longo prazo, uma redução das ações judiciais  contra a concessionária de energia”, diz.